Air Defender 23: OTAN prepara seu maior exercício aéreo. A OTAN realizará no próximo mês de junho, o maior e mais importante exercício aéreo conjunto desde o fim da Guerra Fria. O Air Defender 23 reunirá mais de 10.000 militares e aproximadamente 220 aeronaves de 24 nações, para treinamentos em cenários complexos nos espaços aéreos da Alemanha, Polônia e República Tcheca.
O Air Defender 23 ocorrerá entre 12 e 23 de junho, e sob o comando da Luftwaffe (Força Aérea Alemã), as mais de duas centenas de aeronaves treinarão a interoperabilidade e cooperação entre os países, com o objetivo de aprimorar sua capacidade de resposta aérea conjunta em situação de crise.
Os países participantes Air Defender 23: Alemanha, Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, França, Hungria, Itália, Japão, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia e Turquia.
O planejamento do Air Defender 23 começou cinco ano atrás, quando a Alemanha concordou em hospedar e coordenar o treinamento. Das mais de 220 aeronaves esperadas no Exercício, mais de 40 delas serão da Guarda Aérea Nacional dos Estados Unidos.
Serão criados destacamento em várias Bases Aéreas da Alemanha, como Jagel/Hohn em Schleswig-Holstein, Laage em Mecklenburg-Pomerânia Ocidental, Wunstorf na Baixa Saxônia, Lechfeld na Baviera, Spangdahlem na Renânia-Palatinado, além de Volkel (Holanda) e Čáslav (República Checa).
Entre as aeronaves esperadas no Air Defender 2023, estão os F-35A Lightning II, F-16C/D Fighting Falcon, JAS-39C/D Gripen, F-15E Strike Eagle, A-10C Thunderbolt II, F/A -18C /D Hornet, drones MQ-9 Reaper e aviões de transporte C-17, C-130J e C-2 do Japão, entre outros.
@FFO