AIR DEFENDER 2023: “Ponte Aérea” de reabastecimento em voo da USAF. A 128ª Ala de Reabastecimento Aéreo (128th ARW) da Guarda Aérea Nacional (ANG) de Wisconsin, desempenhou um papel fundamental ao estabelecer uma verdadeira “ponte aérea” em apoio às dezenas de caças e aviões de transporte que voaram dos Estados Unidos para a Europa. Eles participarão do Air Defender 2023, o maior exercício aéreo da OTAN, realizado entre 12 e 23/06 na Alemanha, com cerca de 235 aeronaves de 25 nações e mais de 10.000 militares envolvidos.
A “Ponte Aérea” de reabastecimento em voo (REVO) movimentou diversos reabastecedores KC-135 Stratotanker da 128th ARW, que forneceram combustível às aeronaves em deslocamento para o Air Defender 023. Para melhor atuar na operação, a Wisconsin ANG deslocou alguns KC-135 para a Base Aérea de Keflavik, na Islândia.
“Mover mais de 100 aeronaves sobre o Oceano, em questão de quatro ou cinco dias foi algto monumental. Aviões de caça tem um alcance limitado, e precisam do suporte dos nossos aviões-tanque durante a travessia”, disse o Major Brandyn Dietman, Vice-Diretor de Reabastecimento em Voo da 128th ARW.
O Air Defender 2023 é o maior exercício de redistribuição de forças aéreas na história da OTAN. Assim, o exercício recebeu alta prioridade, especialmente pelos EUA, em termos de participação, orçamento e comunicações estratégicas coordenadas (mais detalhes aqui).
O envolvimento da 128th ARW para com o Air Defender 2023 não apenas destaca as capacidades da Unidade, mas também demonstra o compromisso dos EUA com seus Aliados. “Todos trabalharam juntos para que isso pudesse acontecer. Foi um ano e planejamento nisso, estou muito orgulhoso da toda equipe da 128th ARW e do trabalho árduo que eles fizeram”, afirmou o Major Dietman.
Esse suporte aéreo de reabastecimento em voo é imprescindível para que os aviões militares dos Estados Unidos – especialmente os caças – se mantenham ativos em missões da OTAN e dos seus aliados no continente europeu.
@FFO