AIM-120D-3 AMRAAM completa dois lançamentos reais. A nova variante do míssil AIM ‑ 120D-3 AMRAAM (Advanced Medium-Range Air-to-Air Missile) concluiu o segundo teste de lançameto real no dia 12 de maio o Míssil BVR (Beyond-Visual-Range) incorpora o novo hardware atualizado na seção de orientação em 12 de maio. O míssil ar-ar avançado de médio alcance foi lançado de um Boeing F/A-18F do BuNo 166450/DD- 217 pertencendo ao VX-31 – Dust Devils (Air Test and Evaluation Squadron 31) da US Navy, sobre o sobre o Point Mugu Sea Test Range, na Califórnia. A análise preliminar fornecida pelo contratante principal, Raytheon Missiles & Defense, indica que todos os objetivos primários e secundários do tiro foram alcançados.
“Concluir as duas primeiras tomadas de voo livre de hardware e software atualizados é um marco significativo na fase de integração e teste do novo míssil AIM-120D-3”, disse o Coronel Sean Bradley, líder sênior do programa AMRAAM da Diretoria Armamento da USAF. “Esses sucessos são importantes para a execução geral do programa Form, Fit, Function Refresh (F3R); um programa implementado para lidar com um número crescente de desafios de produção devido à obsolescência de vários componentes eletrônicos do AIM-120. ”
Combinado com atualizações de software, o AIM-120D-3 fornecerá recursos avançados para melhorar a eficácia do míssil BVRAAM contra ameaças avançadas que a USAF, US Navy e Aliados vislumbram enfrentar nos próximos 10 anos. Este míssil disparado de um Super Hornet F/A-18F testou eficácia do piloto automático de separação segura do míssil e as capacidades de navegação de voo livre até as coordenadas do alvo.
Junto, com o primeiro lançamento em 9 de dezembro de 2020, esses tiros reais representam um primeiro disparo crítico de uma série de testes de voo e de desenvolvimento que fornecerão dados cruciais para avaliar a capacidade do míssil de adquirir, rastrear e orientar os alvos.
AMRAAM é a arma de superioridade aérea BVR comprovada em combate mais sofisticada do mundo. Suas capacidades foram totalmente demonstradas em mais de 4.900 tiros de teste e mais de 13 vitórias em combate ar-ar. Se tudo correr como o esperado, as entregas do primeiros AIM-120D-3 de produção vão começar em 2023, mantendo assim o AMRAAM como o míssil padrão americano para combates a média distância. Atender aos requisitos dos combate em todas as condições meteorológicas e além dos combates de alcance visual é o foco do AIM-123D3.
@CAS