• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

AIM-120 e GBU-53/B para a Itália

21 de fevereiro de 2024
AIM-120 e GBU-53/B para a Itália. Uma GBU-53/B, também conhecida como SDB-II. Foto RTX.
AIM-120 e GBU-53/B para a Itália. Uma GBU-53/B, também conhecida como SDB-II. Foto RTX.

AIM-120 e GBU-53/B para a Itália. A luz verde do Departamento de Estado dos EUA para a venda de mísseis ar-ar BVR de médio alcance AIM-120C-8 AMRAAM e bombas GBU-53/B StormBreaker, para a Itália é um passo importante para fortalecer a defesa do país em tempo de ameças de guerra na Europa.

As aquisições aprovadas neste mês, estão avaliadas em US$ 69,3 milhões e US$ 150 milhões, respectivamente e devem assegurar o compromisso da Itália em melhorar as suas capacidades defensivas e sua contribuição de apoio a OTAN.

Os mísseis AIM-120C-8, produzidos pela RTX Corporation, Arlington, VA, equiparão os F-2000 Typhoon e F-35 Lightning II da Aeronautica Militare Italiana (AMI) ou Força Aérea Italiana. A venda via FMS consiste em 12 mísseis adicionais a um contrato já existente, eleva a contagem total para 24 AMRAAM (Advanced Medium-Range Air-to-Air Missile). Além dos mísseis, o contrato inclui equipamentos de apoio, integração, apoio a testes, logística e pós-venda do fabricante.

AIM-AIM-120 e GBU-53/B para a Itália. Mísseis BVR AIM-120 AMRAAM vistos nos F-16C do 93rd Fighter Squadron da USAF. Foto: MSgt Joe Cupido.
AIM-AIM-120 e GBU-53/B para a Itália. Mísseis BVR AIM-120 AMRAAM vistos nos F-16C do 93rd Fighter Squadron da USAF. Foto: MSgt Joe Cupido.

Simultaneamente, as forças navais e aéreas italianas deverão receber um impulso nas capacidades de ataque de precisão através da aquisição da Bomba II de Pequeno Diâmetro (SDB-II), hoje designada GBU-53/B StormBreaker. A venda inclui 173 unidades reais (AURs) e 14 unidades de transporte cativo (CCRTs).

Estas munições avançadas, concebidas para serem utilizadas a partir de aeronaves F-35A da AMI e F-35B da Marina Militare (MM), aumentarão as capacidades ofensivas da Itália, proporcionando precisão na neutralização de alvos e minimizando os danos colaterais. Do ponto de vista estratégico, estas aquisições reforçam o papel da Itália como um forte aliado da OTAN, contribuindo para a estabilidade e segurança regionais

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login