

AIDC F-CK-1 com Mísseis antinavio Hsiung Feng III. O AIDC F-CK-1 da Republic of China Air Force (RoCAF) foi visto transportando dois mísseis de teste da variante ar-mar do míssil antinavio Hsiung Feng III.
A imagem apareceu nas redes sociais e reportagens taiwanesas em 19 de junho de 2025. Relatórios taiwaneses disseram que o National Chung-Shan Institute of Science and Technology (NCSIST) está acelerando os testes para coletar dados que possam informar novos testes com fogo real.

O míssil anti-navio (ar-superfície) Hsiung Feng III (HF-III ou HF-3) ar-mar está passando por testes de transporte e lançamento noa F-CK-1 Ching-kuo da RoCAF, com testes realizados em junho, julho e na última semana de agosto, conforme o Liberty Times. O HF-3 é uma variante com alcance estendido do modelo HF-2.
O AShM HF-3 de defesa costeira, lançado do solo, foi modificado, conforme o Taiwan News, para torná-lo “compacto” para lançamento aéreo, como parte de um programa denominado “Projeto Xiong Ying”. As mudanças incluíram um comprimento de 5,5 metros, um diâmetro de 36 centímetros e um peso entre 900 e 1.000 kg.

Para atingir a velocidade inicial necessária para disparar um HF-3 do ar, o NCSIST teve que reduzir o peso original do HF-3 de 1.400 kg para 990 a 1.000 kg e remover seu estágio de propulsão. Os dois propulsores originalmente instalados nos mísseis Hsiung Feng 2 foram removidos, e o corpo do míssil foi reduzido em tamanho e peso.
A versão básica costeira do míssil pode atingir uma velocidade de Mach 3,5 e alcances de toque entre 150 km e 300 km. Ele tem sido frequentemente aclamado como um “matador de porta-aviões” devido à sua alta velocidade no estágio terminal, que reduz o tempo de reação das defesas.
O F-CK-1 pode transportar uma carga útil máxima de 4.000 kg. Dois HF-3 ainda lhe permitiria transportar outros mísseis ar-ar. Não se sabe se ele será integrado aos Mirage 2000 e F-16V Block 70 da RoCAF.
Uma reportagem do Liberty Times de 19 de junho de 2025 mostrou uma IDF com dois HF-3, um em cada asa, com faixas de pintura vermelha e branca e numerados AX-001 e AX-004, embora não possamos ver essas designações claramente na imagem. As cores e a designação indicam que se trata de modelos de teste. O míssil não possui dois de seus grandes propulsores laterais, cada um com duas aletas na cauda. Elas são vistas em uma imagem oficial do HF-3 quando lançado do solo.
Em 10 de agosto de 2025, o Liberty Times publicou outra reportagem com a imagem de um F-CK-1 transportando um único HF-3 com o mesmo tipo de marcação, visto na asa de estibordo (lado direito).

Em ambos os relatórios, o Liberty Times disse que o desenvolvedor do míssil, o NCSIST está acelerando rapidamente as fases de testes progressivos para coletar dados aerodinâmicos e mecânicos que informarão outra série de testes, com início em 15 de agosto.
Em 10 de agosto, o Liberty Times também informou que o NCSIST realizou testes de lançamento dos artigos de teste HF-3 na costa de Taichung, na região centro-oeste, em meados de julho. A reportagem acrescentou que, em 6 de agosto de 2025, um F-CK-1 ROCAF, 1490, realizou um teste de lançamento do HF-3 na Base Aérea de Chihhang, na região sudeste de Taitung. Testes adicionais de simulação de mísseis na costa de Taichung começaram em 15 de agosto, e vão durar até o final do mês.
Ainda não se sabe se o NCSIST produzirá novos estoques de HF-3 lançados do ar, sem os propulsores, após a conclusão de sua campanha de testes, ou se retirará as unidades existentes de seu estoque atual. Esta última opção, no entanto, é improvável, dado o grande arsenal necessário para repelir uma invasão chinesa, que envolveria um bloqueio aéreo e naval massivo.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS