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AIDC cumpre meta de 17 AT-5 Brave Eagle entregues à ROCAF em 2023

14 de dezembro de 2023
AIDC cumpre meta de 17 AT-5 Brave Eagle entregues à ROCAF em 2023 (Foto: AIDC).
AIDC cumpre meta de 17 AT-5 Brave Eagle entregues à ROCAF em 2023 (Foto: AIDC).

AIDC cumpre meta de 17 AT-5 Brave Eagle entregues à ROCAF em 2023. A Força Aérea de Taiwan ou Força Aérea da República da China (ROCAF), recebeu mais quatro jatos de treinamento avançado (AJT) AT-5 “Yung Ying” (Brave Eagle). As aeronaves pousaram em 12/12 na Base Aérea de Taitung, sede da 7ª Ala de Treinamento de Voo (7th FTW) da ROCAF.

Os quatro caças, matrículas 12-9026/1124, 12-9027/1125, 12-9028/1126 e 12-9029/1127, decolaram por volta das 10h (horário local) do Aeroporto de Taichung/Cingcyuanganga, onde estão as instalações da AIDC, para um voo de aproximadamente uma hora até Taitung.

Os quatro novos AT-5 Brave Eagle (Foto: @hsiangwang324).
Os quatro novos AT-5 Brave Eagle (Foto: @hsiangwang324).

Com essa entrega, a Aerospace Industrial Development Corporation (AIDC) afirmou em seu site que conseguiu cumprir a meta de 17 jatos AJT entregues neste ano para a ROCAF. Para registrar a marca alcançada, foi realizada uma pequena cerimônia antes da decolagem, e no assento traseiro da aeronave 12-9026 estava o Presidente da AIDC, Hu Kai-Hong.

A previsão é que até o final de 2024 a 7th FTW tenha 33 AJT e a Academia da ROCAF tenha uma dúzia de Brave Eagle. O cronograma proposto é o seguinte: 2021 (duas aeronaves), 2022 (08), 2023 (17), 2024 (18), 2025 (18) e 2026 (03).

Momentos antes da decolagem de Taichung (Foto: AIDC).
Momentos antes da decolagem de Taichung (Foto: AIDC).

Espera-se que até o final de 2026, um total de 66 AT-5 Brave Eagles estejam em operação nas duas Unidades. Eles substituirão os envelhecidos Northrop F-5E/F do 7th FTW e os AIDC AT-3 Tzu Chung da Academia da Força Aérea.

O AT-5 Young Yin é fruto de um programa conjunto entre o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Chung-Shan, a ROCAF e a AIDC, tendo sido baseado na versão de biplace do F-CK-1, com mais 80% de novos componentes. As principais mudanças incluem maior uso de materiais compostos, mais capacidade de combustível, asa otimizada, entre outros. O bimotor é equipado com motores Honeywell/ITEC F124-200TW sem pós-combustão.

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