AH-1Z Viper lança míssil real AGM-179 na região Indo-Pacífico. Um helicóptero de ataque Bell AH-1Z Viper, designado na 31ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (31 MEU), baseada na ilha de Okinawa, no Japão, recentemente participou de um treinamento com disparo de míssil ar-superfície real contra um alvo naval rebocado.
Pertencente ao Esquadrão Tiltrotor Marítimo Médio 262 (VMM-262) “Reinforced” do USMC, o AH-1Z, matrícula 169096 Código 44, efetuou com sucesso o disparo do míssil AGM-179 JAGM (Joint Air-to-Ground Missile) contra uma pequena embarcação rebocada, servindo como alvo marítimo em movimento.
O USMC afirmou que o treinamento realizado em 26 de junho, marcou o primeiro disparo de um JAGM por helicóptero AH-1Z Viper na região Indo-Pacífico. As operações foram realizadas sobre o Mar das Filipinas, região que cobre o flanco marítimo oriental de Taiwan, e que serviu para simular uma proteção contra eventuais bloqueios navais sobre a ilha.
O Lockheed Martin AGM-179 JAGM é uma munição de precisão guiada para uso contra alvos terrestres e marítimos estacionários e móveis, com alcance operacional de 8 km e atualização de trajetória realizada em tempo real via datalink. A arma pode ser usada para defender áreas marítimas importantes, cobrindo uma ampla gama de alvos, desde veículos blindados até embarcações de patrulha marítima.
A Lockheed Martin trabalha em uma versão de alcance estendido do AGM-179. A versão atual é empregada pelos helicópteros de ataque AH-64E Apache do Exército dos EUA e pelos AH-1Z Viper dos Fuzileiros Navais.
O exercício ocorre em meio ao crescente nível de tensão diplomática entre os Estados Unidos e seus aliados regionais com a China.
@FFO