Em dezembro de 2019 os governos da República Tcheca e dos Estados Unidos fecharam uma acordo para a venda de 12 helicópteros Bell Textron UH-1Y e quatro AH-1Z via Foreign Military Sales (FMS). Passados nove meses o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (US DoD) não só formalizou o pedido ao fabricante, mas confirmou seu valor: US$ 272,1 milhões. As entregas devem ser concluídas até novembro de 2023 com as aeronave endo manufaturadas nas fábricas da Bell Textron em Fort Worth e Amarillo, Texas.
Esta é a primeira venda conjunta desta família de helicópteros que compartilham até 85% de seus componentes, o que reduz o nível de “prateleira” logística, facilitando a manutenção e reduzindo os custos derivados desta. O fabricante oferece uma série de sistemas de armas contra sistemas terrestres, aéreos e navais, destacando que o AH-1Z é o único helicóptero de produção equipado com o míssil ar-ar de curto alcance Rytheoan AIM-9 Sidewinder.
Esses helicópteros estão em serviço com o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, onde são chamados de AH-1Z “Viper” e UH-1Y “Venom”. Com a Vzdušné síly armády České republiky (Força Aérea da República Tcheca – CzAF) eles devem cumprir missões de ataque, interdição, apoio, SAR, C-SAR e operações especiais.
@CAS