A Força Aérea Colombiana foi oficialmente renomeada como Força Aeroespacial Colombiana (FAC). A alteração foi oficializada através da lei 2302 de 12 de julho de 2023, aprovada pelo Congresso e promulgada pelo Presidente da República.
A lei estabelece que a FAC garante a defesa e a soberania nacional nos espaços aéreo e espacial, em total conformidade com a Constituição colombiana e com os tratados internacionais assinados pela Colômbia.
As mudanças atendem as necessidades do país produzir e administrar seus próprios satélites, bem como o crescimento da indústria aeroespacial local. Os projetos nesse campo poderão ser realizados por empresas públicas ou privadas, mas a partir de agora terão a monitoração e a regulamentação do Ministério da Defesa através da Força Aeroespacial Colombiana.
Conforme a legislação, qualquer objeto espacial lançado do território colombiano, ou pelo Estado, devem estar registrados junto aos órgãos reguladores. Portanto, testes e lançamentos de veículos espaciais na Colômbia deverão obter a prévia aprovação do Ministério da Defesa, e caberá a Força Aeroespacial Colombiana o controle e a supervisão dessas operações, para que não coloquem em risco a segurança e soberania nacional.
@FFO