AFWERX e Kitty Hawk testam aeronave eVTOL para missões MEDVAC. A Wright-Patterson AFB, sede do Air Force Research Laboratory da USAF, informou que foi realizado em maio, no estado da Califórnia, o primeiro exercício de evacuação aeromédica autônomo, feito em conjunto pelas empresas AFWERX Agility Prime e a Kitty Hawk, com participação de equipes da USAF e USMC, empregando um veículo aéreo não tripulado de pouso e decolagem vertical.
Ainda é um programa conceito, mas a tecnologia e as empresas envolvidas no programa – a AFWERX Agility Prime e a Kitty Hawk que recentemente e juntou ao projeto, continua a amadurecer rapidamente associadas em um trabalho conjunto com uma equipe do governo americano, capitaneada pela USAF.
“Este exercício produziu dados importantes que apoiarão o programa daqui para frente”, disse o Tenente-Coronel Martin Salinas, líder da equipe de design da missão no Air Force Operational Test and Evaluation Center. .
Neste primeiro exercício do programa, um grupo diversificado de operadores da indústria e do governo, avaliaram a capacidade de fazer missões de evacuação médica, recuperação de pessoal e logística com uso da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL – electric – Vertical TakeOff and Landing) Kitty Hawk Heaviside. A equipe Kitty Hawk também demonstrou as capacidades de pilotagem remota de Heaviside.
“O mundo vai precisar de novos meios de transporte e Heaviside é um caminho para nos levar até lá”, disse Sebastian Thrun, CEO da Kitty Hawk. “Estamos entusiasmados em trabalhar com o Agility Prime e esperamos nossa colaboração contínua à medida que levamos eVTOLs para mais pessoas”.
Fundada em 2010 e com sede na Califórnia, a Kitty Hawk desenvolveu vários veículos eVTOL, incluindo o veículo Heaviside, em homenagem ao engenheiro inglês Oliver Heaviside. Projetada para ser rápida, pequena, silenciosa e ecológica, a aeronave voa a até 180 mph com um alcance potencial de 100 milhas mais reservas com uma única carga, de acordo com o site de Kitty Hawk. Heaviside decola e pousa em um espaço de 30 x 30 pés, atinge níveis sonoros de 38 dBA a 1.000 pés, sendo 100 vezes mais silencioso que um helicóptero e requer menos da metade da energia por quilômetro de um carro elétrico convencional.
“As equipes do Agility Prime e Kitty Hawk facilitaram a convergência do pessoal de teste e operadores da Força Aérea e do Corpo de Fuzileiros Navais para se envolverem com Heaviside, ao mesmo tempo em que experimentavam no contexto de cenários de casos de uso de recuperação de pessoal e logística”, disse Salinas.
Salinas atribuiu o sucesso dos testes à ansiedade dos envolvidos. “Aplicar testes experimentais em um contexto operacional é desafiador e empolgante”, disse ele.
O Coronel Don Haley, comandante do Air Education and Training Command Detachment 62 , que lidera uma equipe no desenvolvimento de programas de treinamento para essas novas aeronaves elétricas, observou: “esta exploração colaborativa de casos onde existe uso comercial/militar revelou atributos comuns que atendem à mobilidade aérea urbana e operações de busca e resgate como alta confiabilidade, lançamento e recuperação responsivos, pegada logística mínima, acessibilidade para deficientes físicos, baixa assinatura acústica e altos níveis de autonomia”.
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