AFSOC também está com seus MC-130H parados por rachaduras nas hélices. A frota de MC-130H Combat Talon II do Comando de Operações Especiais da USAF (AFSOC), também foi aterrada devido às rachaduras dos componentes de hélices que afetaram os C-130H Hércules do Comando de Mobilidade Aérea (AMC). Os Combat Talon II são aeronaves usadas em missões de infiltração, exfiltração e reabastecimento de forças de operações especiais.
A Tenente-Coronel Rebecca Heyse, porta-voz do AFSOC, confirmou que os MC-130H estão temporariamente fora de serviço, em cumprimento à orientação de inspeção das aeronaves de acordo com a ordem técnica de segurança (TCTO) emitida pelo AMC. As inspeções revelaram que alguns MC-130H tinham componentes com rachaduras.
“Estamos trabalhando junto com a AMC para determinar os prazos das correções. A USAF conseguiu mitigar os impactos operacionais com outras aeronaves”, disse Heyse em comunicado à ASFM.
Conforme noticiamos na semana passada, uma equipe de manutenção do Warner Robins Air Logistics Complex, na Geórgia, encontrou um vazamento persistente em uma hélice durante testes de motores de um C-130H que havia deixado uma revisão de grande porte. Esse conjunto de hélice inspecionado em oficina especializada, onde foi encontrada a rachadura no “propeller barrel”. Outras inspeções descobriram que mais dois conjuntos de hélices em outras aeronaves tinham o mesmo problema.
Juntamente com o AMC, o AFSOC é o terceiro Comando a confirmar a paralisação dos seus cerca de dez MC-130H, ao lado do Air Combat Command (ACC), que confirmou que sua frota de sete EC-130H e um treinador TC-130H também havia sido inspecionado e aguardava a solução definitiva do problema. O AMC disse que até 116 Hércules “H” podem ser afetados pelo problema.
A AFSOC está em processo de substituição do MC-130H pelo MC-130J Commando II, assim como a AMC está substituindo seus C-130H por C-130J. As restrições não afetam os C-130J e os C-130H equipados com conjuntos de hélices do sistema octapá NP2000.
Alguns C-130H receberam hélices da versão mais antiga 54H60, datadas da década de 1970. Em 2019 técnicos de manutenção da USAF observaram em uma audiência no Congresso que algumas dessas hélices eram propensas a rachaduras. Em 2021, a Collins Aerospace, fabricante das modernas hélices NP2000, confirmou a modernização de 83 C-130H com os novos componentes.
Esse problema poderá acelerar o processo de modernização da frota com as NP2000. “Acelerar a produção e instalação do NP2000 é um dos vários caminhos que estamos buscando para retomar as operações o mais rápido possível”, disse o Maj Beau Downey, porta-voz da AMC.
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