África do Sul coloca à venda componentes de B707EW desativado há mais de 15 anos. A Defense Disposal Solutions (DDS), uma divisão do grupo Armscor, responsável pela venda de equipamentos de defesa excedentes do governo da África do Sul, ofereceu ao mercado componentes sobressalentes do Boeing 707 desativado a mais de 15 anos pela Força Aérea Sul-Africana (SAAF). Essa aeronave foi usada como plataformas de guerra eletrônica (EW) e avião-tanque para reabastecimento em voo.
A SAAF recebeu seus três primeiros Boeing 707 em março de 1982, e alguns anos depois mais duas unidades foram adicionadas à frota. A última missão operacional do 707 ocorreu em julho de 2007, em um voo para Bujumbura, Kinshasa e Kindu. Em novembro de 2007, o B707 EW matrícula 1419, foi enviado para o Museu da SAAF na Base Aérea de Swartkop, onde permanece preservado.
Os componentes postos a venda pela DDS estão desativados há pelo menos 15 anos, o que deixa dúvidas sobre suas condições de acondicionamento, armazenamento, certificação e funcionalidade.
O especialista Dean Wingrin, editor do site DefenseWeb, disse que não foram detalhados quais componentes, quantidades e condições que a SAAF mantém em seus estoques. “Certamente esses componentes devem estar com suas validades expiradas. Muitos itens, se não a maioria, teriam que ser inspecionados e recertificados. Especialmente itens contendo peças com borrachas e que contenham fluidos precisam ser cuidadosamente inspecionados”, disse Wringrin, chamando a atenção para placas eletrônicas e a soldagem de componentes.
No caso específico do B707 EW preservado no Museu de Swartkop (SAAF 1419), ele era equipado com casulos laterais (“bochechas”) em cada lado da fuselagem, que abrigavam sistemas AEELS (Automatic ELINT Emitter Locating System), bem como um conjunto ELINT Elta 8300.
As informações publicadas pelo DefenseWeb não deixam claras quais são os componentes e peças colocadas à venda pelo DDS, bem como ser realmente eles poderão ser reaproveitados em aeronaves operacionais.
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