AFLCMC desenvolvendo novo sistema de navegação R-EGI. O Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da Força Aérea dos EUA (Air Force Life Cycle Management Center — AFLCMC) está desenvolvendo um sistema de navegação de última geração para aeronaves na Robins Air Force Base sediada, estado da Geórgia, EUA. O sistema R-EGI faz parte da iniciativa ‘Acelerar, Mudar ou Perder’ do chefe do Estado Maior da USAF, General CQ Brown Jr.
Conhecido como sistema de navegação inercial/sistema de posicionamento global resiliente-embedded (Resilient-Embedded Global positioning system/Inertial ou R-EGI), a solução está sendo projetada para aumentar a resiliência dos sistemas de navegação das aeronaves. O protótipo do sistema de navegação R-EGI está atualmente em desenvolvimento. Espera-se que entre na fase de testes de voo até 2024.
O Tenente-Coronel Robinson Hughes, líder do escritório de Precisão, Navegação e Tempo (Precision, Navigation and Timing — PNT) da AFLCMC, disse: “Nossa missão é garantir que os militares dos EUA e de nossos aliados possam navegar em qualquer lugar do mundo sempre que precisarem. Todos dependemos do GPS dos EUA, e os adversários estão desenvolvendo capacidades com potencial para atrapalhar nosso modo de vida. R-EGI é a solução para a nossa frota de aviação militar. O sistema daqui para frente terá uma quantidade incrível de agilidade incorporada, onde podemos melhorar a capacidade muito mais rapidamente do que hoje”.
Desenvolver recursos alternativos de PNT como opções de backup para combater as ameaças presentes, quando o GPS não estiver disponível, faz parte dos esforços do Departamento de Defesa dos EUA (US DoD) para ter uma vantagem competitiva sobre os inimigos. Hughes acrescentou: “Ao ramificar para outras fontes de PNT, como usar outros sistemas de navegação global e fontes não tradicionais, como navegação celestial, aumentamos a probabilidade de que nossas aeronaves possam navegar em qualquer lugar que realmente precisem”. O protótipo pode ser equipado a bordo de aeronaves de combate, incluindo o F-16 Fighting Falcon, F-15EX Eagle II e o MC-130J Commando II.
@CAS