Affinity testa aeronaves elétricas para o UK MoD. A Affinity Flying Training Services (AFTS) realizou uma série de testes de voo usando aeronaves movidas a bateria (eletricidade) para o Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD). Os testes foram realizados para avaliar a viabilidade do uso de aeronaves ecológicas no lugar das aeronaves das atuais aeronaves treinamento da Royal Air Force (RAF).
O consórcio AFTS é responsável pelo Sistema de Treinamento de Voo Militar do Reino Unido (UKMFTS – UK Military Flying Training System (UKMFTS) e desde maço vem testando essa modalidade de aeronaves.
“O conceito de testar aeronaves de emissão zero, e por isto, foi proposto ao Ministério da Defesa pela Affinity, uma joint venture entre a Elbit Systems UK e a KBR, um projeto-piloto alinhado a proposta ‘verde do Ministério da Defesa’. Os voos visam ajudar a RAF a avaliar a tecnologia de aeronaves elétricas, determinar o seu potencial para uso no serviço militar e realizar as suas ambições de zero emissões de carbono até 2040″, disse a AFST”
O Velis Electro, um avião de treinamento de pilotos de dois lugares, foi usado para os testes de voo. O patrocinador do projeto do MoD do Reino Unido, o Capitão Steve Bolton, disse: “O Velis Electro é, sem dúvida, uma aeronave civil inovadora, que sinaliza o potencial para mudanças significativas nas futuras operações de aeronaves leves. Sei que nossos pilotos de teste e equipe de suporte gostaram do processo de lidar com algo até agora além de seu alcance.”
Durante os testes, uma pequena equipe de pilotos do Air and Space Warfare Center voou a aeronave Velis Electro em dois locais diferentes. A primeira fase do treinamento foi realizada em dezembro do ano passado em Damyns Hall, Essex, seguida pela segunda fase que começou no mês passado no RAF College Cranwell. Além das aeronaves elétricas, a RAF está tomando várias medidas para atingir emissões líquidas de carbono zero. As etapas incluem o uso de combustíveis sustentáveis e sintéticos para aeronaves, atualização de equipamentos com hidrogênio, alternativas elétricas e uso de recursos energéticos alternativos, entre outros.
@CAS