

A Academia da Força Aérea (AFA) iniciou a instrução aérea básica dos Cadetes Aviadores da Turma Athos, que ingressaram no último ano de formação na Instituição. Nesta etapa os alunos voarão nas aeronaves modernizadas T-27M, marcando seu último ano de formação no Ninho das Águias.
A solenidade, realizada em Pirassununga (SP) no dia 22 de janeiro, marcou o início das atividades de voo da turma e contou com a presença do Diretor de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, que realizou o primeiro voo de instrução com o Líder do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer), Cadete Aviador Lucas Moro Bof.
Na véspera, o Oficial-General ministrou palestra aos Instrutores de voo do 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA), ocasião em que destacou a relevância da missão de transmitir conhecimento e experiência aos Cadetes, com o objetivo de consolidar elevados padrões de profissionalismo, segurança de voo e excelência operacional na formação dos futuros aviadores.
O Major-Brigadeiro do Ar Magarão, que atuou na instrução aérea da Academia há 25 anos, ressaltou a satisfação de participar desse momento marcante na trajetória dos Cadetes. “Rever e sentir novamente a emoção de poder decolar junto com nossos Cadetes, além de compartilhar um pouco do nosso conhecimento, traz sempre um retorno muito positivo. Estar na Academia da Força Aérea no início da atividade aérea dos Cadetes do quarto ano é um grande privilégio”, afirmou. O Diretor de Ensino também destacou que, ao longo do curso, o nível de exigência será progressivamente maior, demandando preparo e dedicação dos alunos. “Certamente os Cadetes estão preparados e irão superar os desafios que surgirão ao longo do ano”, completou.
Nesta nova fase, os Cadetes iniciam a etapa do pré-solo na aeronave T-27M, avançando para as fases de manobras e acrobacias, voo de formatura, voo por instrumentos, navegação visual, navegação por instrumentos e voo noturno. Ao longo do período, cada Cadete cumpre aproximadamente 36 horas em simuladores de voo e cerca de 93 horas de voo real.
Para o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Breviglieri, que também realizou voo de instrução com o Líder do Primeiro Esquadrão do CCAer, Cadete Aviador João Victor Hengel Hernandes, a experiência foi singular. “O voo foi excelente. Tenho certeza de que todos os envolvidos na instrução partilham do mesmo sentimento, pois é um privilégio reunir, na mesma nacele, um piloto jovem em início de carreira e aviadores mais experientes, todos movidos pela mesma missão e motivação, independentemente do tempo de Força Aérea”, afirmou. O Comandante da AFA também deixou um conselho aos Cadetes: “Perseverem. A instrução aérea exige dedicação, empenho e abnegação, que serão recompensados a cada missão cumprida e, certamente, ao final do curso”, finalizou.
De acordo com o Cadete Aviador Lucas Moro Bof, ser o primeiro da turma a realizar a instrução de pré-solo trouxe expectativa e responsabilidade, além de uma experiência extremamente positiva. “O primeiro voo em uma nova aeronave é sempre marcante para um Cadete. Ter a oportunidade de realizá-lo com o Diretor de Ensino da Aeronáutica foi algo fantástico, que me trouxe ensinamentos que levarei por toda a minha carreira como Oficial Aviador”, destacou. No mesmo sentido, o Cadete Moro incentivou os colegas da Turma Athos. “Será um ano longo e um curso exigente, mas, com estudo e dedicação, a Turma Athos conseguirá concluí-lo com muito sucesso”, ressaltou.
Encerrando a programação, após a intensa rotina no 1º EIA, foi realizada a tradicional Parada Diária no pátio do CCAer. Na ocasião, 25 Cadetes da Turma Athos receberam os Distintivos de Liderança, em reconhecimento ao espírito de liderança, comprometimento e excelência demonstrados ao longo das atividades, fortalecendo as competências que nortearão sua atuação futura como Oficiais da Força Aérea Brasileira.
Fonte: FAB
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO