No dia 23 de agosto de 2020 foi inaugurado na cidade de São Pedro da Aldeia, região dos Lagos, no Rio de Janeiro um monumento em homenagem a Aviação Naval, que neste domingo completou 103 anos.
A Marinha do Brasil e a Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia/RJ, firmaram uma parceira para criar um monumento histórico-cultural, sendo doado um McDonnell Douglas A-4KU Skyhawk, designado na marinha como AF-1 N-1006. A aeronave pertencente ao 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) “Esquadrão Falcão”, foi levada na madrugado do dia 5 de agosto pelas principais avenidas e ruas da cidade sobre uma carreta, até “pousar” na Orla da Praia, no Centro. A aeronave deixou a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) e seguiu pelas Rodovias Amaral Peixoto (RJ-106) e Márcio Corrêa (RJ-140), até chegar na Orla da Praia, cartão-postal da cidade, onde foi construído um pedestal para expor o caça.
A exposição foi aberta ao público no início da manhã. Para não haver aglomeração, não houve cerimônia de inauguração. O prefeito Cláudio Chumbinho, acompanhado do secretário de Governo, Eronildes Bezerra, visitou a exposição.
“Fico feliz da cidade ganhar um monumento como esse no dia de comemoração da Aviação Naval. Parabenizo e agradeço a Marinha do Brasil por ser parceira da Prefeitura nessa e em tantas outras iniciativas”, pontua o prefeito.
@CAS