• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

AeroVironment planeja nova fábrica do drone Switchblade 600

27 de outubro de 2025
Um Switchblade 600 fabricado pela AeroVironment foi lançado de um drone General Atomics MQ-9 Reaper no início deste ano em um voo de teste experimental. Foto: AeroVironment.

AeroVironment planeja nova fábrica do drone Switchblade 600. A AeroVironment está se preparando para expandir sua capacidade de produzir o Switchblade 600 e está trabalhando em novas maneiras de lançá-lo e controlá-lo — inclusive a partir de um drone MQ-9 Reaper.

No final de 2026 ou início de 2027, segundo Brian Young, executivo da AeroVironment que supervisiona o programa Switchblade, a AeroVironment planeja inaugurar uma nova unidade de produção em Salt Lake City. Essa unidade em conjunto com a planta de produção principal da AeroVironment em Los Angeles, e permitirá que a empresa aumente sua produção mensal de Switchblades de cerca de 500 para milhares.

O Switchblade 600 é uma munição flutuante lançada de um tubo e, em seguida, abre pequenas asas, voando em direção ao alvo como um drone, antes de se aproximar e detonar. O exército ucraniano tem feito uso extensivo de Switchblades na luta contra a invasão russa. Nos últimos anos, a munição de espera Switchblade da AeroVironment se tornou uma arma essencial na Ucrânia e desempenhou um papel crescente nos arsenais de vários países.

A AeroVironment também está incorporando mais recursos modulares, como rádios e componentes de GPS, ao Switchblade como parte de uma abordagem de sistemas abertos, disse Young. A abordagem de sistemas abertos modulares visa permitir que os usuários “conectem e usem” diferentes recursos a uma arma e os adaptem mais facilmente a diferentes missões.

Young disse que a empresa está implementando essas mudanças para aproveitar a aceleração do programa LASSO do US Army. A AeroVironment também apresentou versões atualizadas de seus três modelos Switchblade na conferência da AUSA.

Já o Switchblade 300 — a variante mais leve e portátil — foi atualizado com uma carga útil penetrante explosiva perfurante. Young disse que a AeroVironment financiou e testou a atualização do Switchblade 300 por conta própria, e a empresa espera que ele seja certificado como pronto para uso em 2026, após o processo de qualificação do US Army, que dura de seis a oito meses. A AeroVironment espera que a nova versão do 300 também seja aprovada para vendas a forças armadas estrangeiras.

O “300” foi originalmente projetado com uma carga útil de fragmentação, disse Young, mais adequada para campos de batalha no Iraque ou Afeganistão. Mas os conflitos atuais — particularmente a guerra da Ucrânia contra a invasão russa — têm sido marcados pelo maior uso de tanques ou outros veículos blindados, disse ele, o que levou à atualização da carga útil do 300.

“Observando a guerra na Ucrânia, eles estão realmente buscando ativos de alto valor fortemente fortificados”, disse Young. “Então, precisamos de algo que possa penetrar uma blindagem mais espessa, não somente um veículo comercial comum ou pessoal.”

O Switchblade 400, é a oferta atual da AeroVironment para o LASSO e foi adaptado para se adequar a esse programa. É semelhante ao Switchblade 600, incluindo uma ogiva multiuso Javelin e sistemas óticos que permitem longo alcance de stand-off. Mas a AeroVironment reduziu seus sistemas, disse ele, reduzindo seu peso para menos de 18 kg e tornando-o mais portátil.

A AeroVironment também está lançando uma versão bloco 2 do Switchblade 600, projetado para as Forças Armadas dos EUA. Esta versão utiliza o GPS de código M mais avançado, rádios aprimorados, um compartimento de carga secundário e processadores aprimorados para reconhecimento automatizado de alvos. A empresa espera começar a entregar essa versão no início de 2026 e aumentar a produção rapidamente ao longo do ano.

O bloco 1 do Switchblade 600 é a versão mais comumente usada na Ucrânia, onde a AeroVironment já construiu entregou cerca de 3.000 unidades até agora. Young disse que a AeroVironment vê um mercado crescente para munições de longo alcance como a Switchblade e está tentando expandir as variedades que pode oferecer aos militares.

“Este mercado não vai desaparecer”, disse Young. “Não vai se estabilizar. Vai aumentar. … Acho que há um nicho para diferentes tamanhos de Switchblade. Você verá o 300, o 600 e o 400 ainda existindo por muito tempo no futuro, [e] provavelmente outras variantes também que temos em estoque.”

As tropas ucranianas, disse Young, geralmente trazem vários Switchblade 600 na caçamba de um caminhão e montam estações para lançá-los. E a AeroVironment está experimentando mais com a montagem de bancos de lançadores Switchblade em veículos tripulados e não tripulados, incluindo veículos terrestres e naves de superfície não tripuladas, disse Young.

Nos últimos meses, a AeroVironment também trabalhou com a General Atomics Aeronautical Systems para testar com sucesso o lançamento de um Switchblade 600 a partir de um drone MQ-9 Reaper em voo. Young disse que a empresa trabalhou para modificar um tubo de lançamento Switchblade padrão para ficar pendurado sob a asa do Reaper e usar o link de satélite do Reaper para também controlar o Switchblade até seu alvo.

“Agora é possível, de qualquer lugar do mundo, operar um Switchblade por meio desse link de satélite”, disse Young.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login