Aerostar inaugura centro de MRO de S-70 Black Hawk na Romênia. A Lockheed Martin e a Aerostar inauguraram o primeiro centro de serviços certificado de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO) da Europa para o helicóptero S-70 Black Hawk. As instalações de última geração marca um momento crucial na colaboração entre a gigante aeroespacial americana e a principal empresa aeroespacial e de defesa da Romênia.
A Aerostar, conhecida por sua experiência em produção, montagem, integração e suporte logístico para sistemas de defesa e aviação, expandiu agora suas capacidades para incluir a manutenção e revisão do S-70 Black Hawk. Este movimento estratégico posiciona a Aerostar como um interveniente-chave na satisfação das necessidades militares da Romênia, especialmente se o Black Hawk for escolhido para futuras necessidades de defesa.
A Sikorsky, uma subsidiária da Lockheed Martin, entregou o primeiro lote de helicópteros S-70M construídos na Europa em novembro, cumprindo um pedido para a Romênia que abrange até 12 aeronaves. Estes helicópteros multifuncionais S-70, uma variante da renomada linha H-60 Black Hawk da Sikorsky, foram produzidos pela subsidiária polonesa da Sikorsky, PZL Mielec, e entregues ao Ministério de Assuntos Internos da Romênia em um acordo de vendas comerciais diretas (DCS).
O centro de manutenção recém-inaugurado, localizado em Bacău, deverá desempenhar um papel fundamental no apoio às operações de helicópteros do Ministério do Interior. Espera-se que o centro gere empregos altamente qualificados na Romênia e garanta uma maior disponibilidade dos helicópteros Black Hawk, ao mesmo tempo que reduz os custos operacionais.
Num desenvolvimento paralelo, a Derco, uma empresa da Lockheed Martin, assinou um acordo com a Aerostar SA para reparar trens de pouso, rodas e freios em apoio à frota de F-16 da Força Aérea Romena. Este esforço colaborativo visa reduzir os prazos de entrega e melhorar a logística, contribuindo em última análise para melhorar a prontidão da missão das aeronaves F-16.
Mediante ferramentas especializadas, equipamentos, documentação técnica e treinamento fornecido pela Derco, a Aerostar está preparada para se tornar um centro competente para o reparo de componentes do F-16. Esta abordagem abrangente em relação à manutenção e reparação destaca o compromisso da Lockheed Martin e das suas subsidiárias em fortalecer as capacidades defensivas da Romênia em múltiplas plataformas de aeronaves.
@CAS