• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Aeroporto de Londrina receberá equipamento ILS para pouso por instrumentos

16 de julho de 2024
Aeroporto de Londrina receberá equipamento ILS para pouso por instrumentos (Fotos: FAB).

Aeroporto de Londrina receberá equipamento ILS para pouso por instrumentos. A Força Aérea Brasileira (FAB), através da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), abrirá licitação para a compra e instalação de um equipamento de Pouso por Instrumento (ILS – Instrument Landing System) para o Aeroporto de Londrina, no Paraná.

O ILS é um sistema de navegação que fornece orientação precisa para a aproximação e pouso de aeronaves. Ele utiliza sinais de rádio transmitidos de terra para indicar com precisão o alinhamento e a rampa de descida, auxiliando os pilotos na aproximação final para pouso em condições de baixa visibilidade.

O DECEA realizou um estudo técnico para a instalação do ILS na pista não preponderante, que envolveu análises normativas, dados operacionais, condições meteorológicas e estatísticas de tráfego aéreo. O resultado aprovou a a viabilidade para instalação do equipamento.

O processo de aquisição e instalação do ILS é um trabalho conjunto que envolve o DECEA, a Prefeitura de Londrina, a Concessionária Aeroportuária (CCR) e a NAV Brasil. O trabalho envolverá várias etapas: realização de estudos técnicos e normativos; coordenação entre as diferentes organizações envolvidas; implementação de infraestrutura complementar (ALS, pista de táxi e infraestrutura local); instalação do ILS e sistemas associados; elaboração das cartas de aproximação; voos de testes pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) e a homologação.

O CISCEA comprará o equipamento através licitação; o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA)O realizará a elaboração das cartas de aproximação; o GEIV executará a validação dessas cartas; a CCR realiza a adequação da infraestrutura local para instalação dos equipamentos; e a NAV Brasil fica responsável pelos estudos técnicos referentes à operação do aeródromo.

A instalação, homologação e operação do ILS seguem as diretrizes da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login