

Aeroporto de Londrina operando com ILS Cat I. O Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, no Paraná, recebeu um Sistema de Pousos por Instrumentos Categoria I (ILS Cat I), o qual permite operações com maior segurança mesmo sob condições de visibilidade reduzida.
Sob responsabilidade da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), organização subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Força Aérea Brasileira (FAB), o projeto foi desenvolvido e implementado pela Thales, fabricante do equipamento, em parceria com a Sutech, empresa brasileira responsável pela implantação e comissionamento .
Operando em média 700 voos e movimentando cerca de 50 mil passageiros por mês, o Aeroporto de Londrina (LDB/SBLO) desempenha um papel estratégico no desenvolvimento regional, conectando o interior do estado a importantes destinos nacionais.
Com infraestrutura moderna, o aeroporto aumenta sua eficiência operacional com a implementação do ILS Cat I, que permite pousos com segurança mesmo em condições de visibilidade extremamente reduzida, garante o auxílio preciso na aproximação e aterrissagem de aeronaves, proporcionando maior confiabilidade e segurança para companhias aéreas, operadores aeroportuários e passageiros.
Conforme as informações do DECEA, o ILS Cat I permite pousos com visibilidade horizontal entre 800 metros e 550 metros e uma altitude de decisão mínima de 60 metros (cerca de 200 pés).
A tecnologia desempenha papel fundamental ao oferecer informações cruciais de alinhamento lateral e vertical, permitindo operações seguras mesmo em condições meteorológicas adversas, tais como neblina ou chuva intensa, frequentemente registradas na região.
Foi realizado estudo técnico para a instalação do ILS, que envolveu análises normativas, dados operacionais, condições meteorológicas e estatísticas de tráfego aéreo para constatar a viabilidade do projeto.
O equipamento utiliza sinais de rádio transmitidos de terra para indicar a localização exata da pista, auxiliando o piloto a alinhar e descer com precisão, mesmo em condições de baixa visibilidade. Este avanço reflete o compromisso do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e das empresas Thales e Sutech em fornecer soluções de navegação aérea inovadoras, seguras e eficientes, apoiando o desenvolvimento sustentável do setor de aviação brasileiro.
“A instalação e operação deste auxílio segue procedimentos recomendados pelas diretrizes da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e representa a busca constante da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo em promover mais segurança e fluidez para a Navegação Aérea, reduzindo significativamente a necessidade de cancelamentos ou desvios de voos e contribuindo para a regularidade das operações”, explicou o Presidente da CISCEA, Brigadeirodo-Ar Jorge Maurício Motta.
“A escolha do nosso sistema ILS para o Aeroporto de Londrina representa um marco para a cidade e reforça nosso compromisso de longa data com o DECEA na modernização do espaço aéreo brasileiro. A Thales tem mais de 1.100 sistemas ILS instalados em todo o mundo, fruto de mais de seis décadas de experiência e liderança nesse segmento. Reconhecido por sua confiabilidade e precisão, o sistema trará benefícios diretos para a segurança e a eficiência das companhias aéreas, além de contribuir para o desenvolvimento econômico da região reforçando nossa missão de tornar o transporte aéreo ainda mais seguro e eficiente”, afirma Luciano Macaferri, Vice Presidente da Thales para América Latina e Diretor Geral da Thales no Brasil.
Fonte: Thales
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO