Aeronaves da RAF apoiam Israel na guerra contra Hamas. Raytheon R1 Shadow. A Royal Air Force (RAF) está fornecendo apoio de vigilância aérea para Israel na sua operação contra militantes do grupo terroristas Hamas, na Faixa de Gaza. A informação foi confirmada ontem (13/11) por James Heappey, Ministro de Estado das Forças Armadas do Reino Unido.
Respondendo as perguntas na Câmara dos Comuns, o Ministro Heappey disse que aeronaves da RAF foram enviadas para a região em apoio a Israel, atendendo uma questão de segurança nacional e interesses mais amplos do Reino Unido.
“Um total de 12 aeronaves foram enviadas para o Mediterrâneo Oriental. Estes voos forneceram apoio de vigilância a Israel, incluindo a prevenção da transferência de armas para grupos terroristas, e para uma segurança regional mais ampla. Eles também entregaram ajuda humanitária ao Egito”, disse Heappey.
Sem fornecer detalhes das missões, sob alegação de “segurança operacional”, Heappey disse apenas que o Boeing P-8A Poseidon de patrulha marítima da RAF, além de outros meios de vigilância, foram usados para fornecer dados e melhorar a consciência situacional na região para o Reino Unido e seus parceiros.
Os serviços de rastreamento de voo online registraram outras aeronaves de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) da RAF, incluindo o altamente classificado Raytheon R1 Shadow, uma plataforma ISTAR (Inteligência, Vigilância, Reconhecimento e Aquisição de Alvos) baseada do bimotor e Beechcraft King Air 350, que estão operando a partir da Base Aérea da RAF em Akrotiri, no Chipre.
Além desses voos de monitoração e vigilância, Heappey também referiu que os aviões de transporte Boeing C-17A Globemaster III e Airbus A400M Atlas da RAF foram utilizados para missões de transporte humanitário na região.
@FFO