Aeronave do GEIV realiza inspeção nos aeroportos do Uruguai. Uma aeronave-laboratório do do Grupo de Inspeção de Voo da FAB (GEIV) da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a inspeção de auxílios à navegação aérea e procedimentos de voo por instrumentos nos principais aeroportos do Uruguai. A missão foi realizada pelo IU-50 (designação militar do Embraer Legacy 500), matrícula FAB 3603, entre os dias 20 e 27 de novembro.
Entre os vários voos de inspeção realizados pelo “GEIV 03”, foram verificados os Sistemas de pouso por instrumentos (ILS) das cabeceiras 19 e 25 e o sistema VOR (Very High Frequency Omnidirectional Range) do Aeroporto Internacional de Carrasco (MVD/SUMU), em Montevidéu.
No interior, foram inspecionados os sistemas VOR dos aeroportos internacionais de Punta del Este (PDP/SULS) e de Durazno (DZO/SUDU), sendo este último, em particular, em breve deverá inaugurar um novo sistema ILS.
Não foi a primeira missão do GEIV no Uruguai. Conforme noticiamos na época, em novembro de 2020 da FAB enviou um IU-50 para executar serviços de calibração e certificação de auxílios à navegação aérea nesses mesmos aeroportos do país vizinho.
Estas atividades são frutos de um acordo internacional que a Dirección Nacional de Aviación Civil e Infraestructura Aeronáutica (DINACIA) do Uruguai, mantém com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira. As atividades do GEIV cumprem os requisitos técnicos mandatários da ICAO (International Civil Aviation Organization), para a garantia de segurança e do fluxo do tráfego aéreo comercial.
@FFO