O Naval Air Warfare Center Aircraft Division (NAWCAD) da Marinha dos Estados Unidos (US Navy), recentemente começou a operar um turboélice BT-67 Basler, como aeronave para missões de telemetria do Atlantic Test Ranges (ATR), da Estação Aérea Naval (NAS) Patuxent River, em Maryland.
O Basler, matrícula N161PR (c/n 32843), na verdade é um Douglas C-47 Skytrain fabricado em 1944 durante a Segunda Guerra Mundial, e convertido como BT-67, equipado com novos motores turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-67R, aviônicos modernos, asas com modificadas, tudo visando a extensão da vida útil operacional do clássico avião.
O Basler N161PR recebeu um sistema de radares de telemetria Raven Advanced Phased-Array Telemetry Resource (RAPTR), capaz de rastrear três alvos simultaneamente. O kit é composto por micro-receptores instalados no nariz da aeronave, e uma antena tipo plano terra, posicionada em um pod sob a fuselagem. Esta antena plano terra pode acompanhar um alvo, girando mecanicamente, comandada por sinais digitais durante os voos. Para acomodar as antenas especiais RAPTR, o radar meteorológico foi reposicionado em uma casulo sob o nariz da aeronave.
Com essas antenas, o Basler pode rastrear três alvos simultaneamente, por exemplo, será possível acompanhar ao mesmo tempo um F/A-18 disparando um míssil, o míssil e o alvo a ser atingido. As futuras atualizações poderão expandir ainda mais essa capacidade. O BT-67 substitui um Beech King Air até então usado pela ATR, e equipado com apenas uma antena, capaz de acompanhar um sinal.
A empresa AIRTec, da Califórnia, é proprietária e responsável pela operação e manutenção do avião, enquanto a ATR, responsável pelo kit de antenas RAPTR e todo os equipamentos de telemetria, aluga o BT-67 especificamente para os voos de testes.
Sediada em Oshkosh, Wisconsin, a Basler Aircraft converte velhas fuselagens de Douglas DC-3 e C-47 em modernos BT-67. A aeronave operada usada pela ATR, foi entregue para a USAAF em 1944 (44-76511), que repassou para a RAF em 1945 (KN417). Em 1952 foi transferido para a Real Força Aérea Canadense (RCAF 10916). Em 1968 passou para a vida civil onde teve vários registros, N6677, CF-CTA (North Canada Air), N142JR, CF-FTR (TAC Air Services), novamente N142JR, e finalmente em 2016 foi comprado pela Basler para conversão (N144WC).
A ATR escolheu o BT-67 por seu baixo custo operacional, enorme espaço interno, autonomia para voar até 10 horas seguidas, características operacionais como baixa velocidade e outras características que o fazem o avião ideal para as missões de testes em voo.
@FFO