Aeronavale recebe o primeiro H160B para missões SAR. A Marine Nationale (Marinha Francesa) recebeu o primeiro dos seis Airbus H160B, que realizarão missões de busca e salvamento (SAR) pela Fottille 32F da Aeronavale. A aeronave, matriculada “008” faz parte da frota provisória que será entregue pela parceria formada entre a Airbus Helicopters, Babcock e a Safran Helicopter Engines.
“A entrega do primeiro H160 a um cliente militar é um marco importante para o programa H160”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Esta é a primeira versão de serviço público do H160 a ser entregue em todo o mundo. Além disso, a entrega ocorre logo após a entrada em serviço de dois H160 em julho, no Brasil para o segmento de aviação privada e executiva e no Japão para missões de coleta de notícias. Com este H160, fortaleceremos nossa parceria com a Marinha Francesa, entregando o helicóptero certo para suas missões críticas de busca e resgate. Com nossos parceiros, também garantiremos que o H160 esteja pronto quando necessário”.
Em 2020, a Direção Geral de Armamento da França (DGA) assinou um contrato com a Airbus Helicopters, Babcock e Safran para a entrega de quatro H160B em uma configuração de busca e salvamento (SAR). Em 2021, a DGA confirmou uma opção para mais dois H160B. O primeiro H160 para a Marinha Francesa foi entregue à Babcock pela Airbus Helicopters em maio de 2022. Desde então, foi modificado para uma configuração militar leve pela Babcock. A cabine modular também foi adaptada para operações SAR e um sistema eletro-óptico Safran Euroflir 410 foi integrado.
O H160B começará gradualmente a operar a partir da estação aérea naval de Lanveoc-Poulmic (Bretanha), do aeroporto de Cherbourg (Normandia) e da estação aérea naval de Hyères (Provence). Os H160B assumirão as missões SAR atualmente conduzidas pelos NH90 e AS565 Panther, permitindo que esses helicópteros de combate cumpram suas tarefas principais no mar a bordo de navios de combate.
A frota provisória de H160B garantirá missões críticas de busca e resgate enquanto aguarda a entrega do H160M Guépard. No âmbito do programa de helicópteros leves conjuntos franceses (Hélicoptère Interarmées Léger — HIL), estão previstos 169 H160M Guépards para substituir cinco tipos de helicópteros em serviço nas forças armadas francesas. O feedback operacional da Marinha Francesa com esses H160B beneficiará o design da versão militar da aeronave e seu sistema de suporte associado.
A Babcock, em parceria com a Airbus Helicopters e a Safran Helicopters Engines, garantirá o mais alto nível de disponibilidade para a Marinha Francesa e a continuidade das operações SAR nas costas do Atlântico e do Mediterrâneo. Construído pela Airbus Helicopters, o H160B é certificado para o uso de óculos de visão noturna, necessários para operações de guincho à noite.
@CAS