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Aeronautica Militare Italiana recebeu o último Eurofighter Thypoon

26 de outubro de 2020
Em frente ao último F-2000 recebido pela AMI, o CEO da Leonardo, Alessandro Profumo, o Chefe do Estado-Maior da AMI, General Alberto Rosso e o Diretor Geral da Divisão de Aeronaves, Marco Zoff (Foto: Leonardo).

A empresa italiana Leonardo, entregou o último Eurofighter Typhoon para a Força Aérea Italiana (AMI – Aeronautica Militare), em cerimônia realizada no dia 23 de outubro, na sua unidade de Torino Caselle, noroeste da Itália. O evento contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da AMI, General Alberto Rosso, do CEO da Leonardo, Alessandro Profumo, e do Diretor Geral da Divisão de Aeronaves, Marco Zoff.

A última aeronave F-2000A Tranche 3A, matrícula MM7356 (c/n IS082), será destinada ao 132° Gruppo, da 51ª Stormo ‘Ferruccio Serafini’, baseado em Istrana. Com a chegada desta aeronave, a Itália complet a sua frota com 95 Typhoon, sendo 27 da versão inicial Tranche 1, 47 da versão Tranche 2 e 21 da versão final Tranche 3A (81 F-2000A monoplaces e 14 TF-2000A biplaces). O único acidente com Typhoon da AMI ocorreu em 24 de setembro de 2017, quando o F-2000A, MM7278, caiu no mar durante um show aéreo em Terracina. Infelizmente o piloto faleceu no acidente.

“A entrega da última aeronave, que completa a frota do Eurofighter, é o principal trunfo de um complexo e diversificado sistema de defesa aérea nacional e da OTAN, é um marco importante do programa”, disse o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Italiana, General Alberto Rosso durante a cerimônia de entrega da aeronave. 

F-2000A Tranche 3A, MM7356, destinado ao 132° Gruppo, da 51ª Stormo da AMI (Foto: Leonardo).

A Tranche 3A incorpora uma série de mudanças que melhoram efetivamente o desempenho da aeronave e que permitem atualizações adicionais, tornando-a mais atraente para os operadores. Com pequenas alterações externas, as aeronaves desta versão possuem uma pequenos painéis na fuselagem do CFT (Conformal Fuel Tanks), além de modificações internas na seção do nariz, para acomodar o cabeamento, alimentação elétrica, refrigeração e componentes eletrônicos do novo radar AESA E-Scan. O Tranche 3A está equipado com recursos datalink de alta velocidade, barramento de armamentos estruturado com fibra óptica e um sistema de computador e processador atualizado e mais poderoso que as versões anteriores.

Decolagem do Typhoon, MM7356, do 132° Gruppo, da 51ª Stormo da AMI (Foto: Leonardo).

A Leonardo tem aproximadamente 36% de participação do programa Eurofighter, com papel fundamental nos componentes aeronáuticos e aviônicos, sendo responsável pelos sensores primários de radar e IRST, além de outros sistemas fundamentais. A Empresa também desempenha um papel fundamental na evolução do novo radar AESA (Active Electronically Scanned Array), que aumenta o desempenho e a competitividade do Eurofighter.

Agora a unidade da Leonardo, em Caselle, está produzindo os 28 Eurofighters para a Força Aérea do Kuwait , da mais avançada variante da versão Tranche 3, pois serão equipados com o novo radar AESA.

Linha de montagem da Leonardo em Torino Caselle (Foto: Leonardo).

O programa Eurofighter é administrado pelo consórcio Eurofighter GmbH, uma empresa com sede em Munique, Alemanha, de propriedade da Leonardo, BAE Systems e Airbus Defense & Space da Alemanha e Espanha. O programa é gerenciado pela NATO Eurofighter & Tornado Management Agency (NETMA), uma agência multinacional criada para gerencia e atender as demandas das forças aéreas dos países participantes, a Itália, o Reino Unido, a Alemanha e a Espanha. Esses quatro países encomendaram 472 Typhoons, além de de clientes internacionais como a Arábia Saudita (72), Áustria (15), Omã (12), Kuwait (28) e Catar (24), totalizando 623 aviões encomendados.

Para atender essa demanda, o programa Eurofighter envolve mais de 100.000 pessoas na Europa, sendo que 20.000 estão baseadas na Itália (incluindo empregos diretos, indiretos e induzidos). Mais de 400 fornecedores trabalham para o Typhoon, incluindo 200 na Itália.

@FFO

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