AEROMOT recebe terreno no RS onde construirá o complexo aeroportuário para a produção do Diamond DA62. Os Deputados Estaduais do Rio Grande do Sul aprovaram por unanimidade em 10 de dezembro, o projeto de lei que autoriza a doação para a AEROMOT de um terreno localizado no município de Guaíba, região metropolitana de Porto Alegre, onde será construído um aeródromo que sediará um novo complexo aeronáutico.
Em setembro de 2022, o governo do Estado cedeu o terreno de aproximadamente 538 hectares para a AEROMOT iniciar os estudos técnicos de viabilidade visando a construção do CTAero, um complexo industrial aeronáutico, que contará com uma pista de pouso e decolagem de 1.800 metros. O local será destinado ao desenvolvimento de soluções de mobilidade aérea, produção de aeronaves Diamond DA62, peças e componentes, centro de manutenção, treinamento, pesquisa e desenvolvimento (P&D).
O Prefeito do Município de Guaíba, Marcelo Maranata, celebrou a decisão. “Vamos transformar nossa cidade em referência em tecnologia e desenvolvimento. Continuaremos trabalhando incansavelmente para garantir que esse projeto traga resultados concretos para a população e contribua para o progresso do Rio Grande do Sul”, afirmou Maranata.
O projeto contempla a nacionalização e o desenvolvimento de produtos de alto valor agregado. A unidade será instalada pela AEROMOT com investimento estimado em R$ 300 milhões nos próximos anos, e gerará 1.300 empregos diretos e indiretos. A previsão é que a obra do CTAero comece em 2025.
A AEROMOT atua no mercado de tecnologia aeronáutica há mais de 56 anos fornecendo soluções para o mercado de aeronaves privadas, segurança pública e defesa, com ênfase para o fornecimento manutenção, componentes e sistemas multimissão. A empresa também é responsável exclusiva pela distribuição e pelo centro de serviços autorizados da empresa austro-canadense Diamond Aircraft no Brasil, fabricando do bimotor DA62, que deverá ser produzido em guaíba sob licença.
@FFO