AEROMOT e Estado do RS assinam termo de cessão de área para o futuro complexo do CTAero. A AEROMOT e o governo do Estado do RS assinaram ontem (22) o termo de cessão da área de 250 hectares no distrito industrial de Guaíba (RS), destinada à implantação do futuro CTAero (Centro Tecnológico Industrial Aeronáutico Aeromot). Esta etapa marca o início efetivo da implantação deste importante projeto para o desenvolvimento regional.
O evento foi realizado no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre (RS), e contou com a presença do Governador do Estado, Sr. Ranolfo Vieira Junior, do Prefeito de Guaíba, Sr. Marcelo Maranata, do Sr. Guilherme Cunha, CEO da AEROMOT, entre outras autoridades e membros da sociedade civil.
“Assinamos um protocolo de intenções com a empresa Aeromot em 29 de junho e, menos de 90 dias depois, já estamos fazendo a cessão de uso desta área, onde será instalado o centro tecnológico e onde serão produzidas aeronaves. Este é um dia histórico, em primeiro lugar pela inovação, tecnologia, desenvolvimento econômico e social e pela geração de emprego e renda que esse projeto irá viabilizar. Serão cerca de 1,3 mil postos de trabalho criados. Além disso, com a concretização dessa iniciativa, estará superada uma frustração da sociedade gaúcha sobre este local, em Guaíba. Em vez de uma montadora de automóveis, teremos ali uma montadora de aviões”, disse o governador Ranolfo Vieira Junior.
Lançado em junho, o CTAero será um complexo industrial aeronáutico, que contará com uma pista de pouso e decolagem, destinado ao desenvolvimento de soluções de mobilidade aérea, produção de aeronaves, peças e componentes, centro de manutenção, treinamento, pesquisa e desenvolvimento (P&D). O projeto contempla a nacionalização e o desenvolvimento de produtos de alto valor agregado. A unidade será instalada pela AEROMOT com investimento estimado em R$ 300 milhões nos próximos anos, e gerará 1.300 empregos diretos e indiretos.
“A implantação do CTAero será um marco importante para a expansão dos nossos negócios e para a retomada do protagonismo aeronáutico no Rio Grande do Sul. Com esse empreendimento será possível desenvolver tecnologias e exportar os produtos e serviços com geração de renda e empregos para o Estado”, enfatiza Guilherme Cunha, CEO da AEROMOT.
O termo de cessão da área permitirá à AEROMOT dar início à fase de detalhamento de projeto, composta por atividades de levantamento topográfico, sondagem geotécnica, projeto arquitetônico e urbanístico, estudos e licenciamentos ambientais e aprovações de órgãos reguladores da aviação civil. Depois de concluída esta fase, o terreno será vendido à empresa, de acordo com os termos e condições do Programa de Implantação de Distritos Industriais do Rio Grande do Sul – PROEDI/RS.
A AEROMOT atua no mercado de tecnologia aeronáutica por mais de 54 anos, com soluções para o mercado aeronáutico privado, de segurança pública e defesa, com ênfase para o fornecimento de aeronaves e sistemas multimissão. A empresa também é responsável exclusivamente pela distribuição e pelo centro de serviços autorizados da empresa austro-canadense Diamond Aircraft no Brasil.
@FFO