AERO Vodochoy apresenta o primeiro L-39NG do Vietnã. A AERO Vodochody, fabricante de aeronaves da República Tcheca, divulgou hoje (07/08), a imagem do primeiro jato de ataque e treinamento L-39NG com a pintura completa da Força Aérea Popular do Vietnã (VPAF). A aeronave, matrícula 2303, está em fase final de produção e deverá ser oficialmente entregue em breve.
A AERO Vodochody realizou em 24 de abril deste ano o voo inaugural do primeiro L-39NG produzido em série, portanto, há uma suspeita de que esta primeira aeronave para a VPAF seja o jato apresentado em abril.
Em 15 de fevereiro de 2021, o Ministério da Defesa do Vietnã assinou um contrato com a AERO Vodochoy envolvendo a aquisição de doze aeronaves de treinamento avançado L-39NG. O acordo também prevê o fornecimento de treinamento dos primeiros pilotos e técnicos, o fornecimento de peças de reposição, equipamentos de apoio e suporte logístico. Além disso, será instalado no país um sistemas de treinamento para a Força Aérea Popular do Vietnã (VPAF) realizar o treinamento dos seus próprios pilotos militares.
Lançado em outubro de 2018, o Aero L-39NG é a versão mais moderna, atualizada e aprimorada do clássico jato subsônico de treinamento e ataque L-39 Albatros. Equipado com um motor Williams International FJ44-4M, o L-39Ng pode chegar a uma velocidade máxima de 420 kt, teto de serviço de 38 mil pés, alcance de 1.400 milhas ou quatro horas e meia de autonomia. Na configuração de ataque leve ele possui cinco hardpoints que podem receber uma variedade de mísseis ar-ar e ar-superfície, além de outros armamentos, sensores, bem como um gunpod.
Atualmente a VPAF possui cerca de 30 aeronaves da versão mais antiga L-39C Albatros, todas reunidas no 910º Regimento Aéreo de Treinamento, divididas em três Esquadrões baseados em Dong Tac (VVTH).
@FFO