No dia 6 de fevereiro de 2021, a Aero Vodochody entregou o último dos seis L-39C completamente revisados e parcialmente modernizados a Força Aérea do Uzbequistão.
O contrato com o Uzbequistão para revisões de seis aeronaves L-39C foi assinado em setembro de 2018, com a ajuda do parceiro estratégico de longo prazo da empresa Tcheca, a OMNIPOL. Em 2019, todas as seis aeronaves chegaram à fábrica da Aero Vodochody em Praga sob sigilo.
Como parte da modernização as seis aeronaves receberam novos rádios e sistemas de navegação, que substituíram os modelos originais soviéticos. O sistema de rádio navegação foi substituído por um moderno Sistema Garmin. Já os rádios são de fabricação tcheca. O sistema antigelo também foi substituído por um modelo fabricado pela Rosemount Aerospace.
Os L-39C pertencem a Higher Military Aviation School – responsável pela formação dos futuros pilotos de Su-24, Su-25, Su-27 e MiG-29, com sede em Jizzax (UTED).
“A Aero está trabalhando sistematicamente para fortalecer e desenvolver o relacionamento com os usuários atuais do L-39. O Uzbequistão é o primeiro de uma série de clientes que decidiram revisar e modernizar sua frota, feita pela fabrica original – Aero Vodochody, que é a única no mundo autorizado para este tipo de serviço.”
Jan Stechr – Vice-presidente da Aero Vodochody.
A Aero produziu 2.900 aviões L-39 Albatross, centenas dos quais ainda estão voando ao redor do mundo, grande parte em missões de treinamento, mas também, cumprindo outras missões, como reconhecimento armado ou vigilância de fronteira. O Uzbequistão passou a voar o L-39C após o colapso da União Soviética, recebendo nove aeronaves.
A Aero oferece aos usuários de suas aeronaves L-39, L-59 e L-159 uma ampla gama de serviços e suporte. Em 2020, registrou pedidos de manutenção, reparo e modernização de aeronaves L-39C e L-39ZA de quatro clientes estrangeiros na África e Ásia Central e um pedido de manutenção para 16 L-159 da Força Aérea Tcheca.
@CAS