AERO Vodochody e Saab juntas para criar compatibilidade entre o L-39NG e o Gripen da HuAF. A empresa checa AERO Vodochody Aerospace e a empresa de defesa sueca Saab assinaram em maio um Memorando de Entendimento (MoU). As duas empresas trabalharão em conjunto para explorar as possibilidades de adaptação do L-39NG para atender às necessidades da Força Aérea Húngara (HuAF), visando criar compatibilidades com o Gripen C/D.
O objetivo principal da cooperação, onde a Saab tem o papel de subcontratada da Aero Vodochody, é realizar um estudo de viabilidade para uma modificação da aeronave L-39NG para permitir o treinamento de pilotos húngaros, desde o treinamento básico até o avançado.
Os resultados da primeira fase da colaboração serão posteriormente utilizados para um estudo conjunto abrangente que visa desenvolver uma nova interface do piloto com os sistemas aviônicos do L-39NG, para torná-la compatível com o caça húngaro JAS-39C/D Gripen. A HuAF encomendou 12 L-39NG que estão em vias de ser entregue.
Aero e Saab têm uma parceria de longo prazo e experiências positivas com colaborações anteriores. Em 2008, eles iniciaram uma colaboração no sistema de combate e treinamento L-159. Em 2009, a Aero começou a fornecer às aeronaves JAS-39 Gripen pilones usados para transportar vários sistemas de armas e/ou tanques de combustívis. Em 2011, a cooperação continuou com a produção de mais três tipos de pilones, que foram totalmente montados e testados na fábrica da Aero.
“Esta cooperação é um passo lógico e natural para nós e vemos uma grande oportunidade nesta cooperação recém-criada para desenvolver ainda mais nosso sistema de treinamento L-39NG”, disse Filip Kulštrunk, vice-presidente executivo e diretor comercial da Aero.
AERO Vodochody Aerospace concentra-se no desenvolvimento, produção, manutenção e modernização de aeronaves militares e civis e é o maior fabricante de aeronaves da República Tcheca e um dos fabricantes de aeronaves mais antigos do mundo. No ramo de aeronaves, a Aero é parceira permanente de diversas forças aéreas militares e possui forte posição no mercado de aeronaves de treinamento militar e aeronaves leves de combate.
@CAS