L-39NG apresentado para a Força Aérea Eslovaca. Em 18 de abril, a fábrica tcheca Aero Vodochody, enviou um protótipo do seu L-39NG de testes, matrícula 0476, para a Base Aérea de Sliac, na Eslováquia, para apresentação oficial à Vzdušné sily Ozbrojených sil Slovenskej Republiky, ou Força Aérea Eslovaca (SAF).
O governo tcheco ofereceu à Eslováquia uma participação de longo prazo no programa L-39NG, junto com um pacote de treinamento assim que a SAF optar pela aquisição de oito L-39NG. Em julho do ano passado, o Ministro da Defesa eslovaco, Jaroslav Nad, disse que consideraria seriamente a proposta.
Em outubro de 2020, ocorreu uma reunião na Base Aérea de Sliac, com representantes de quatorze forças aéreas de três continentes e vários operadores civis de L-39, para compartilhar as suas experiências com a aeronave. Entre os participantes, estava o Major General Lubomir Svoboda, Comandante da SAF, e representantes da Hungria, Nigéria, Senegal, Vietnã e outros países.
Em julho de 2018, o Ministério da Defesa da Eslováquia anunciou que decidiu comprar quatorze novos caças Lockheed Martin F-16 Block 70/72 para substituir seus antigos MiG-29. Os L-39 atuarão como treinadores para os pilotos de F-16.
Atualmente a frota da SAF está composta com cinco L-39ZAM (dois) e L-39CM (três) na unidade de treinamento da Ala Tática de Sliac, Esquadrão de Treinamento 2.
@FFO