Força Aérea Vietnamita preserva um Aero L-39C. A Força Aérea Popular do Vietnã, ou Không quân Nhân dân Việt Nam (VPAF), doou um dos seus antigos jatos de treinamento Aero L-39C Albatros para ser preservado em uma escola de aviação civil em Ho Chi Minh, no sul do país.
O L-39C foi instalado na entrada da Viet Flight Training (Trường Phi Công Bay Việt), uma escola para pilotos civis situada no bairro do Aeroporto Internacional Tan Son Nhat (SGN/VVTS).
Fabricado em 1981, o Albatros matrícula 8720 (c/n 131841) é um dos mais novos jatos da VPAF a se tornar monumento, uma vez que ele foi visto em operação em 2020. A Không quân Nhân dân Việt Nam é um operador de longa data do Aero L-39C Albatros, um dos treinadores mais populares produzidos pelos países do antigo bloco comunista, com cerca de 2.800 unidades produzidas.
A Força Aérea Vietnamita recebeu 31 jatos da versão L-39C, todos produzidos na República Tcheca. Elas foram alocadas no 910º Regimento de Treinamento de Aviação da Escola de Oficiais da Força Aérea Vietnamita, sediada na Base Aérea de Dong Tac (VVTH).
Em 15 de fevereiro de 2021, o Ministério da Defesa do Vietnã assinou um contrato para a aquisição de doze novas aeronaves de treinamento avançado Aero Vodochody L-39NG, a versão mais moderna do jato. As entregas das primeiras unidades estão previstas para ocorrer no ano que vem.
Além disso, a Força Aérea Vietnamita recebeu no final de 2021 os primeiros Yakovlev 130, de uma encomenda de doze aeronaves realizada em 2019 para a fabricante russa Rosoboronexport.
@FFO