Adtech vai fornecer VANTs e bloqueadores de drones ao Uruguai. A empresa brasileira forneceu Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) e bloqueadores de sinal de drones e de radar ao governo do Uruguai, para a segurança da posse do novo presidente.
A troca de comando presidencial no Uruguai teve uma novidade. A Adtech forneceu a Fuerza Aérea do Uruguay (FAU), que trabalhou em conjunto com a Polícia Nacional, aeronaves não tripuladas Harpía e bloqueadores de sinal drones e radares, visando a segurança durante a posse do novo presidente uruguaio, Yamandú Orsi, realizada no sábado dia 1/03, que contou com a presença de diversas personalidades internacionais no sábado.
O VANT Harpía, da Advanced Technologies Security & Defense, já foi demonstrado ao Exército, Marinha e diversas polícias militares do Brasil, bem como às suas congêneres argentinas e, com grandes chances, à Força Aérea Paraguaia, após tê-lo feito, em dezembro passado, às Forças Armadas da Indonésia.
Seu design modular, que permite a instalação de um Radar de Abertura Sintética (SAR), possibilita tarefas como melhorar a identificação e observação de alvos, permitindo maior precisão em disparos remotos, monitoramento ambiental e vigilância de áreas de difícil acesso, superfícies costeiras ou operações de segurança urbana, podendo ser lançado em qualquer terreno, mesmo inundado, a partir de uma catapulta, pousando no retorno por meio pouso com paraquedas.
Com suas diversas cargas úteis, ele pesa pouco mais de 23 quilos, tem envergadura de 4 metros, comprimento de 2 metros, alcance de até 12 horas e uma velocidade de até 150 km/h, operando a uma altitude de voo de até 5.000 metros, controlado por um Centro de Comando e Controle destacável, junto com o qual opera uma antena com telêmetro e outros recursos.
No caso uruguaio, a cobertura foi principalmente em uma área de cerca de 6 quilômetros ao redor do Palácio Legislativo (Congresso), onde ocorreu a posse presidencial, com a presença de convidados estrangeiros e nacionais. Entre os presidentes de nações amigas que estiveram presente destacam-se Alemanha, Paraguai, Chile, Colômbia, Bolívia ou Brasil, e o rei da Espanha, entre outros.
Partindo daí, a varredura foi até a Torre Executiva (Casa de Governo) localizada na Plaza Independencia, no centro de Montevidéu, onde o presidente cessante, Luis Lacalle Pou, impôs a faixa presidencial a Yamandú Orsi.
A Polícia Nacional forneceu os detalhes mais específicos da operação aos técnicos da Artech e, por sua vez, à FAU e às autoridades governamentais, a lista de aeronaves e drones expressamente autorizados a sobrevoar o perímetro.
Já a partir do VANT, foram observadas alternativas em solo, como possíveis aparições inesperadas de veículos em alta velocidade — rastreando-os pelo perímetro de segurança — ou grupos de pessoas agindo de forma suspeita.
Ele usa basicamente uma câmera Epsilon E140Z G2, com zoom óptico, temperatura variável e telêmetro a laser. O UAV pode ser equipado, se necessário, com detectores automáticos de alta precisão para emissões de rádio UHF/VHF ou identificadores de sinais de celular até 4G, com sensibilidade a todos os tipos de localizadores em caso de desastres naturais.
Curiosamente, o porta-voz local da delegação brasileira, o Coronel da reserva Adriano Azevedo, recebeu a Medalha do Pacificador por sua ação humanitária durante o terremoto no Haiti em 2010, com o Brasil liderando a então chamada MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti), apoiado por forças uruguaias, com ambos os países registrando perdas. Azevedo também se formou no Uruguai pelo CALEN (Centro de Altos Estudos Nacionais, Colégio de Defesa local).
Pouco depois da 20h41, o FAU 532 levou o material da Adtech e técnicos de volta a São José dos Campos com escala em Florianópolis, após o término da cerimônia de posse, encerrada às 18h.
TEXTO: Javier Bonilla.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS