Adeus aos Grabriels do Armée de l’Air et de l’Espace. A Força Aérea Francesa decidiu antecipar em três anos a aposentadoria de suas duas únicas aeronaves Transall C-160G Gabriel, que são especializadas em missões de Signals Intelligence (SIGINT). Ambas serão desativadas em 2022, bem antes do cronograma original e antes da chegada do seu sucessor.
As duas aeronaves são os C-160G F216/GT (c/n 219) e F221/GS (c/n 224) e a justificativa do AAE é a retirada de todos os Transall da frota até o fim de 2022. Com isto a única unidade a voar o “160G” – o Escadron électronique aéroporté – EEA01.054 “Dunkerque” sediado em Evreux receberá três aeronaves Dassault Falcon 8X Archange (Avions de Renseignement à Charge utile de Nouvelle Generation). No entanto, a primeira entrega não está prevista para antes de 2026 com a última em 2030. Isto nos faz pensar que a unidade ficará em “suspenção” até pelo menos 2026.
O plano original era manter os C-160G até o final de 2025, inclusive com o envio de três C-160R para serem usados em apoio, missões de treinamento e voos de translado, para assim “poupar” os C-160G Grabriels.
A mudança deixará o AAE com uma lacuna na capacidade do SIGINT, que poderá ser minimizada pelo uso do pod de reconhecimento Analyseur de Signaux Tactiques (ASTAC), que pode ser empregado pelo caça Mirage 2000D, mas possui apenas recursos de inteligência eletrônica e frequentemente precisa ser operado por duas aeronaves.
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