• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
1

Adeus ao último Sea Vixen em condições de voo

9 de dezembro de 2020

Pictured: A deHavilland Sea Vixen takes part in this year's Yeovilton Air Day. AIR DAY 2016 HUGE SUCCESS AT RNAS YEOVILTON This year at RNAS Yeovilton, the annual Air Day which sees different displays both static and flying from all corners of the globe saw a huge turn out of over 37,000 people. flying displays included French Rafale, Apache Attack helicopters, and also the iconic RAF Red Arrows. Not dampened or dettered by a short downpour, people flocked through the gates of RNAS Yeovilton on a national level. Credit: LPhot Dan Rosenbaum RNAS Yeovilton

Após o acidente de 2017, a recuperação da aeronave foi considerada economicamente inviável (Foto: LPhot Dan Rosenbaum RNAS Yeovilton)

Em 09 de dezembro, a Royal Navy (Marinha Real Britânica) informou que o último caça naval de Havilland DH.110 Sea Vixen em operação no mundo, teve as asas definitivamente cortadas, depois que os mantenedores cancelaram os planos de restauração após o acidente ocorrido em 2017.

Em 28 de maio de 2017, ao finalizar a sua apresentação no Show Aéreo de Duxford, em Cambridgeshire, o clássico Sea Vixen, prefixo civil G-CVIX (ex. XP924), teve um problema hidráulico, que impediu de baixar os trens de pouso. Na ocasião, o piloto Simon Hargreaves, realizou um pouso de emergência com os trens recolhidos na pista da RNAS Yeovilton. O acidente causou severos danos estruturais no “Foxy Lady” – apelido do de Havilland Sea Vixen – e desde então não voou mais.

Dramática imagem do momento do toque na pista em RNAS Yeovilton. Observe que o piloto ejetou o canopi para facilitar a saída após a parada completa (Foto: ShropShirestar).

Logo após o acidente, o proprietário da aeronave Naval Aviation Ltd Navy Wings Heritage Center, iniciou uma ação visando angariar fundos para a recuperação do clássico avião. Três anos depois o processo foi definitivamente cancelado, pois segundo os curadores, ainda faltam cerca de £ 2 milhões, para recuperar aos danos estruturais na fuselagem da “Foxy Lady”.

Com sua característica cauda dupla, o Sea Vixen foi um dos principais vetores embarcados nos porta-aviões da Marinha Real entre a década de 1960 e o início dos anos 70. O exemplar envolvido no acidente de 2017 (c/n 10125), foi entregue em 1963 para 899 Naval Air Squadron, como XP294, onde voou até 1971. Em 2014 ele foi doado para a coleção de antigas aeronaves navais, sediado em Yeovilton. Conforme informação da Royal Navy, ele foi o último dos 145 Sea Vixens construídos, e sua presença era regular nos shows aéreos.

Embora o Comandante Hargreaves tenha pousado a aeronave com segurança, a velocidade e a força do impacto da fuselagem contra o asfalto, deixaram a rachaduras em ambos os suportes da cauda, compartimentos dos trens de pouso, motor e importantes danos estruturais.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login