Adeus ao Major-General Desmond (Des) Barker. Faleceu ontem, dia 17 de março, nas proximidades do Campo de Aviação de Swartkop, Pretória, África do Sul, o Major-General da Reserva da SAAF Desmond (Des) Barker (25AGO1949 – 17 MAR2021).
Des, ou “Bishop” como também era conhecido, e outro piloto, o Coronel Rama Iyer, ambos da Reserva, faleceram na queda do Patchen Explorer “2000”, exemplar único que pertencia ao Museu da Força Aérea da África do Sul (SAAF Museum), durante uma exibição no “General Flying Day” promovido pelo museu.
Piloto de Caça e Piloto de testes, Des Barker era considerado uma lenda da Aviação na África do Sul e mundialmente reconhecido, sendo, por isto, homenageado pela “Royal Aeronautical Society (RAeS)” como “Honorary Fellow”, além de ter recebido diversos prêmios da Força Aérea Sul-Africana, e de outras entidades, como do “European Airshow Council”, a comenda “Paul Bowen Award”, a “Jock Maitland Sword of Honour” e da “Society of Experimental Test Pilots” e o troféu “Guillaumaud Trophy”. É também reconhecido como o piloto de testes que mais lançou mísseis na África do Sul, durante diversos testes de desenvolvimento de armamentos.
Formado em 1969, participou ativamente no desenvolvimento do Atlas Cheetah, desenvolvido a partir do Dassault Mirage III, tendo sido condecorado com a medalha “Southern Cross Medal”. Além disto, serviu como piloto de testes e comandou o “Test Flight & Development Centre” por 10 anos. Foi também piloto na “Silver Falcons”, Esquadrilha de demonstração da Força Aérea da África do Sul, além de ser instrutor de voo em diversas aeronaves.
Foi Adido Aeronáutico em Londres, comandou a Base Aérea de Makhado em 2004 e foi Chefe de Operações do Estado-Maior da Força Aérea da África do Sul, onde se aposentou em 2017, após mais de 40 anos de serviço. Na sua longa trajetória, Des voou mais de 7.200 horas de voo em 58 tipos de aeronaves.
Na reserva, permaneceu voando como piloto de testes de aeronaves civis, sendo também vice-presidente da Sociedade de Pilotos de Testes de aeronaves experimentais e como membro dos Conselhos da “Aeronautical Society” da África do Sul, e do “Airshow South Africa”.
Des publicou o livro Margem de Erro Zero (Zero Error Margin), uma obra de destaque na segurança de voo durante shows de demonstrações aéreas e do manual “Diretrizes para o Teste de Voo de Aeronaves Experimentais e Construídas em Casa”.
Na Revista Força Aérea escreveu, na edição 25 (JAN/2002), o artigo “As Garras do Guepardo”, uma visão Sul-Africana sobre mísseis ar-ar.
O link abaixo mostra uma entrevista do Maj Gen Des Barker com o apresentador Alex MacPhail, realizado em 16 de junho de 2020. RIP.
@BIA