Acidente mata dois pilotos da Força Aérea Italiana. Dois pilotos da Força Aérea Italiana, ou Aeronautica Militare Italiana (AMI) morreram ontem (07/03) quando os seus monomotores U-208M colidiram em voo próximo ao Aeroporto de Guidonia, a cerca de 25 km nordeste de Roma. A informação foi confirmada pelo Comando da Aeronautica Militare Italiana.
De acordo com as informações, os dois aviões de treinamento SIAI-Marchetti S.208M (designação militar U-208M), envolvidos na colisão, participavam de um voo em formação com quatro aeronaves, com as outras duas tendo pousado sem intercorrências.
A colisão ocorreu por volta das 11:00 (horário local), com uma das aeronaves atingindo um veículo e a outra caindo em uma área gramada. Ambos pilotos morreram na queda, e foram identificados pela AMI como sendo o Tenente-Coronel Giuseppe Cipriano e o Major Marco Meneghiello.
O Ten Cel Cipriano nasceu em Taranto, tinha 48 anos e mais de 6.000 horas de voo, enquanto o Maj Marco Meneghello, nascido em Legnago, tinha aproximadamente 2.600 horas de voo. De acordo com o Ministério da Defesa, ambos eram experientes instrutores de voo e eram subordinados à 60ª Ala (Stormo), com sede na Base Aérea de Guidonia.
🇮🇹Two training planes of the Italian Air Force collided over Rome. Both pilots were killed. Planes crashed into residential buildings. pic.twitter.com/TJDlgTuIHF
— Donbass Devushka (@PeImeniPusha) March 7, 2023
No final da década de 1960 o governo italiano comprou 45 monomotores SIAI-Marchetti S.208M (U-208M) para treinamento dos seus pilotos e missões de ligação. Poucas das aeronaves originais estão em operação, todas reunidas na 60ªStormo de Guidonia. O Ministério Público e a AMI abriram investigação para determinar as causas do acidente.
@FFO