Acidente fatal com um F-4 Phantom II da Força Aérea Grega. Um jato F-4E (AUP) Phantom II biplace do 338º Esquadrão da Força Aérea Helênica (HAF), caiu na manhã desta segunda-feira (30/01) no mar Jônico, a cerca de 45 quilômetros ao sul da Base Aérea de Andravidas, noroeste do Peloponeso. Um tripulante foi encontrado morto, e o outro segue desaparecido, sendo procurado pelas equipes de resgate.
De acordo com informações, o acidente ocorreu às 10h30 (horário local) durante um trenamento de voo de baixa altura em uma área restrita sobre o mar. A aeronave estava voando em formação com outro F-4 que retornou à Andravidas sem problemas.
O co-piloto, Tenente-Comandante Marios-Mihail Touroutsikas, de 29 anos, foi localizado no final da tarde pelas equipes de resgate, já sem vida. As buscas pelo comandante da aeronave, Capitão Sminagos Efstathios Tsitlakidis, de 31 anos, continuam.
Em nota oficial, o Comando da HAF informou que uma grande operação de resgate foi acionada, envolvendo dois helicópteros AB-205 e um C-130 da Força Aérea, um helicóptero S-70 da Marinha Grega, bem como embarcações da Guarda Costeira Helênica. As causas do acidente estão sendo investigadas.
@FFO