

Acidente fatal com um Alpha Jet do Marrocos. A Força Aérea Real do Marrocos (RMAF) perdeu um dos seus jatos de treinamento Dassault-Dornier Alpha Jet, em acidente ocorrido no último dia 28/07 no Aeroporto Internacional de Fez-Saïss, norte do país. Os dois tripulantes morreram na queda do jato.
De acordo com as informações disponíveis, a aeronave retornava de um voo de treinamento de rotina, quando ocorreu a perda de controle no procedimento final para pouso em Fez-Saïss. O impacto violento com o solo destruiu completamente a aeronave e causou a morte dos seus dois tripulantes. As equipes de resgate chegaram rapidamente ao local.
Projetado na década de 1970, o jato de treinamento multifuncional AlphaJet foi produzido em conjunto pelas empresas francesa Dassault Aviation e alemã Dornier Flugzeugwerke. Operados principalmente pelas forças aéreas desses dois países, os Alpha Jets também foram vendidos para diversas outras Forças Aéreas pelo mundo.
O Marrocos comprou 24 Alpha Jets entre 1979 e 1981, baseando todas essas aeronaves em Meknes. Eles foram distribuídos em dois Esquadrão, sendo um de Treinamento Avançado de Pilotos e outro de Contra-Insurgência (COIN) para missões de apoio aéreo aproximado.
O acidente em Fez-Saïss é mais um indício que os envelhecidos Alpha Jet marroquinos – com mais de quatro décadas em serviço – estão atingindo o final da vida operacional e a RMAF já trabalha na busca de um futuro substituto. Uma equipe de investigadores irá determinar a causa da queda do jato.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO