Acidente fatal com Typhoon da AMI. Um caça Eurofighter F-2000A Typhoon da Aeronautica Militare Italiana (AMI) caiu ontem (13/12), por volta das 18:30 LT, em uma área agrícola a cerca de 5 milhas a sudeste da base aérea siciliana de Trapani/Birgi (LICT), situada na costa de Locogrande, ao norte de Marsala. O piloto acabou falecendo no impacto. O caça pertencia ao 18º Gruppo do 37º Stormo — “Cesare Toschi”, sediado em Trapani.
Um helicóptero de resgate HH-139 do 15° Stormo — Stefano Cagna/82° Centro C-SAR (Combat Search and Rescue) foi enviado para coordenar a equipe de resgate do piloto. Trapani também é um aeroporto civil e vários voos tiveram que desviar para Palermo. Foi publicado um Aviso aos Aviadores (NOTAM) para fechar imediatamente o aeródromo e interromper todas as operações enquanto ocorriam as operações de resgate (SAR).
Capitão Piloto Fabio Antonio Altruda, 33 anos, solteiro, natural de Caserta, estava nos comando do F-2000A do 18º Guppo. Ele retornava à base após de uma missão de treinamento, quando ainda por motivos não conhecidos, colidiu com o solo. Infelizmente, o corpo sem vida do piloto do caça Eurofighter da 37ª Stormo foi identificado pelas equipes de resgate, próximo a alguns destroços da aeronave. A Matricole Militari (MM) ainda é desconhecida.
@CAS