Acidente fatal com Let-410 na Rússia. Um bimotor Let-410, transportando 17 pára-quedistas e dois tripulantes, caiu hoje (19/06) logo após a decolagem do Aeródromo de Tanay, região de Kemerovo, Rússia. Várias pessoas morreram, e outros estão em estado grave, na queda que deixou a aeronave completamente destruída.
Conforme informações da agência de notícias russa TASS, o comandante do L-410, matrícula RF-94603 (c/n 892328) relatou pane em um dos motores, logo após a decolagem. Em uma tentativa de retorno ao aeródromo de partida, o bimotor se chocou violentamente contra o solo, na aldeia de Zhuravlevo, informou a assessoria de imprensa do Ministério de Emergências.
O escritório regional do DOSAAF, proprietário da aeronave, informou que o avião, fabricando em 1989, estava em boas condições operacionais e com a sua manutenção em dia, e que este seria o quarto voo do dia para o lançamento de paraquedistas.
As informações sobre a quantidade de vítimas fatais são divergentes, e mídia russa divulga que há entre quatro e nove mortos. Entre as vítimas confirmadas pelas autoridades, estão os dois pilotos e dois experientes instrutores de paraquedismo. A maioria dos feridos enviados para hospitais locais, estariam com sérios ferimentos.
A aeronave pertence à Sociedade Voluntária de Assistência ao Exército, Aviação e Marinha da Rússia (DOSAAF), e os paraquedistas são do Tanay Skydive, que receberá pela primeira vez o Campeonato Mundial de Paraquedismo, a ser realizado no próximo mês de agosto, e que reunirá mais de mil paraquedistas de 35 países.
@FFO