Acidente fatal com jato AT- 3 Tzu Chung da Força Aérea de Taiwan. Um jato treinador AIDC AT- 3 Tzu Chung da Força Aérea de Taiwan (ROCAF – Republic of China Air Force), caiu na manhã de terça-feira (31/05), a cerca de oito quilômetros a nordeste Base Aérea de Gangshan, no sul do país. Infelizmente o piloto morreu no acidente.
A aeronave, matrícula 0852/77-6052, pertencia ao Fighter Training Group (FTG) da Academia da Força Aérea, sediada na Base Aérea de Gangshan. Ele estava sendo pilotado pelo jovem Tenente Xu Ta-chun, de 23 anos, que realizava o seu segundo voo solo.
De acordo com as informações, o jato acidentado voava em uma esquadrilha com outros quatro AT-3, que realizaram exercícios de treinamento próximo do distrito de Xigang, na cidade de Tainan. A queda do avião do Ten Xu aconteceu no retorno à Base.
O projeto do bimotor de treinamento avançado AT-3 Tzu Chung remonta o final da década de 1970.A fabricante de aeronaves local, AIDC (Aerospace Industrial Development Corporation), em colaboração com a norte-americana Northrop, produziu 72 aeronaves entre 1984 e 1990. Os AT-3 serão substituídos pelo novo treinador avançado T-5 Yung Ying.
De acordo com um levantamento do Scramble Magazine, a ROCAF perdeu 14 jatos AT-3 em acidentes, restando atualmente na frota operacional 46 aeronaves.
@FFO