Acidente fatal com CV-22B Osprey da USAF no Japão. Um CV-22B Osprey da USAF com oito militares a bordo, caiu no mar na noite de ontem (29/11), perto da Ilha de Yakushima, costa sul do Japão. Um tripulante foi localizado sem vida e os outros sete permanecem desaparecidos.
A Guarda Costeira do Japão informou que o corpo do tripulante morto foi encontrado a cerca de um quilômetro da Ilha de Yakushima. Destroços com as cores da aeronave e um bote salva-vidas inflável vazio também foram encontrados na área. Equipes de resgate com barcos e aeronaves seguem em buscas na área.
A aeronave envolvida no acidente é uma das seis operadas pela 353ª Ala de Operações Especiais (353rd SOW) da USAF, sediada na Base Aérea de Yokota, arredores de Tóquio. Em nota, o Comando da 353rd SOW confirmou o acidente, afirmando que trabalha para localizar todos os seus militares.
A aeronave havia decolado da Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA em Iwakuni, província de Yamaguchi, e tinha como destino final a Base Aérea de Kadena, em Okinawa. A rede de televisão pública japonesa NHK noticiou que o Osprey desapareceu do radar cinco minutos depois de solicitar um pouso de emergência no Aeroporto de Yakushima.
Os Estados Unidos mantém cerca de 50 mil militares no Japão, sendo a metade deles na Ilha de Okinawa. A USAF mantém alguns CV-22B destacados no Japão para suporte de abastecimento e transporte às Operações Especiais no Pacífico. O governador de Okinawa, Denny Tamaki, disse aos repórteres que pediria aos EUA para suspender temporariamente os voos com Osprey no Japão.
A USAF possui cerca de 50 CV-22 Osprey, enquanto o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA tem uma frota de centenas dessas aeronaves, designadas MV-22. Nos últimos dois anos, este é o quarto acidente fatal com o Osprey, todos do USMC. Foi o primeiro acidente com este tiltrotor da Força Aérea desde 2010.
@FFO