• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Acidente fatal com CV-22B Osprey da USAF no Japão

30 de novembro de 2023
Acidente fatal com CV-22B Osprey da USAF no Japão (Foto ilustrativa: USAF).
Acidente fatal com CV-22B Osprey da USAF no Japão (Foto ilustrativa: USAF).

Acidente fatal com CV-22B Osprey da USAF no Japão. Um CV-22B Osprey da USAF com oito militares a bordo, caiu no mar na noite de ontem (29/11), perto da Ilha de Yakushima, costa sul do Japão. Um tripulante foi localizado sem vida e os outros sete permanecem desaparecidos.

A Guarda Costeira do Japão informou que o corpo do tripulante morto foi encontrado a cerca de um quilômetro da Ilha de Yakushima. Destroços com as cores da aeronave e um bote salva-vidas inflável vazio também foram encontrados na área. Equipes de resgate com barcos e aeronaves seguem em buscas na área.

A aeronave envolvida no acidente é uma das seis operadas pela 353ª Ala de Operações Especiais (353rd SOW) da USAF, sediada na Base Aérea de Yokota, arredores de Tóquio. Em nota, o Comando da 353rd SOW confirmou o acidente, afirmando que trabalha para localizar todos os seus militares.

Destroços nas cores cinza estão sendo encontrados na área (Fonte: Guarda Costeira japonesa).
Destroços nas cores cinza estão sendo encontrados na área (Fonte: Guarda Costeira japonesa).

A aeronave havia decolado da Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA em Iwakuni, província de Yamaguchi, e tinha como destino final a Base Aérea de Kadena, em Okinawa. A rede de televisão pública japonesa NHK noticiou que o Osprey desapareceu do radar cinco minutos depois de solicitar um pouso de emergência no Aeroporto de Yakushima.

Os Estados Unidos mantém cerca de 50 mil militares no Japão, sendo a metade deles na Ilha de Okinawa. A USAF mantém alguns CV-22B destacados no Japão para suporte de abastecimento e transporte às Operações Especiais no Pacífico. O governador de Okinawa, Denny Tamaki, disse aos repórteres que pediria aos EUA para suspender temporariamente os voos com Osprey no Japão.

A USAF possui cerca de 50 CV-22 Osprey, enquanto o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA tem uma frota de centenas dessas aeronaves, designadas MV-22. Nos últimos dois anos, este é o quarto acidente fatal com o Osprey, todos do USMC. Foi o primeiro acidente com este tiltrotor da Força Aérea desde 2010.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login