Acidente com Yak-130 da Força Aérea de Belarus. O avião de treinamento a jato avançado e de combate leve Yakolev YAK-130 da Força Aérea da República de Belarus foi destruído quando caiu em uma região descampada em Baranovichi, a 150 km a sudoeste da capital Minsk. O incidente ocorreu à tarde, logo após o Yak-130 pertencente ao 116th Guards Assault Aviation Base (116 GvShAB) ter decolado da 61st Fighter Air Base (61 IAB), localizada em Baranovichi.
Apesar de ter sido ejetado no último minuto – depois de garantir que a aeronave havia sido direcionada para longe dos prédios – os dois pilotos morreram no acidente. O Ministério da Defesa de Belarus informou que a causa do acidente como um defeito técnico.
Os dois tripulantes que perderam suas vidas foram identificados pelo MOD BelaGvShab e o piloto, Ten Nikita Borisovich Kukanenko, também da mesma unidade.
Belarus opera 12 Yak-130 desde abril de 2015. Após essa perda recente, apenas 11 Yak-130 permanecem em serviço operacional na Força Aérea Belarus.
@CAS