Acidente com warbird Grumman Wildcat. Um Grumman FM-2 Wildcat, caça naval da Segunda Guerra Mundial, sofreu um acidente no dia 06/07, ao tentar pousar na pista da propriedade Heveningham Hall, em Heveningham, Sulfolk, Reino Unido. O piloto foi resgatado com ferimentos graves e encaminhado ao hospital.
O clássico warbird, matrícula civil britânica G-KINL (número de construção 5744), iria participar do tradicional evento anual Heveningham Hall Coutry Fair, que reúne carros e aviões clássicos.
Fabricado pela General Motors, o FM-2 é a versão melhorada e mais potente do Grumman F4F. O exemplar acidentado foi originalmente entregue para a US Navy sob a matrícula naval norte americana BuNo86690. Ao ser descomissionado da vida militar, em 1946, ele passou pelas mãos de diversos proprietários civis, para os quais operou com as seguintes matrículas: N20HA, N70637, N49JC, G-CHPN e finalmente G-KINL.
Conforme Scramble Magazine, em 2016 ele foi comprado pelo atual proprietário, o Sr. Thomas Harris, de Leighton Buzzard, que o enviou para a restauração na Aircraft Restoration Company (ARCo), em Duxford, Reino Unido. O G-KINL recebeu a pintura da Royal Navy e a matrícula AX733/Código “K”, similar à dos aviões do Esquadrão 805, que operou no Egito em 1941. O voo inaugural após a restauração ocorreu em 12 outubro de 2022.
@FFO