

Acidente com um MH-60M da FACH. Um helicóptero Sikorsky MH-60M Black Hawk sofreu um acidente no dia 16 de outubro. A aeronave parou de transmitir sua localização nos Campos de Gelo do Sul, na Patagônia Chilena.
No dia 17 de outubro, a Fuerza Aérea de Chile (FACH) informou que o helicóptero MH-60M Black Hawk, desaparecido na quinta-feira, foi encontrado com três dos quatro ocupantes vivos na região de Campos de Hielo Sur, na região de Aysén. O piloto da aeronave faleceu no local. A agência confirmou que os sobreviventes estão fora de perigo de vida.

“A Força Aérea Chilena informa que conseguiu localizar nesta manhã o helicóptero MH-60M Black Hawk que estava desaparecido na área de Campos de Hielo Sur. A aeronave foi encontrada com todos os quatro ocupantes dentro, três dos quais estavam vivos e, infelizmente, um deles morto. A Força Aérea Chilena reitera seu compromisso de manter o público informado e, portanto, está coletando mais informações, que serão divulgadas assim que estiverem disponíveis”, informou a FACH em um comunicado oficial.

O MH-60M, o primeiro perdido pela FACH em sua história, pertencente ao Grupo de Aviação nº 9. Ele decolou na tarde de quinta-feira de Villa O’Higgins (2.200 km ao sul de Santiago) e deixou de transmitir sua localização especificamente no setor de refúgio Eduardo García Soto.
Após a perda de contato, a FACH ativou uma operação SAR (Busca e Resgate), mobilizando helicópteros, aeronaves e pessoal de resgate especializado — dadas as condições climáticas e geográficas extremamente adversas da área — para localizar o helicóptero e seus ocupantes. A missão SAR acabou por localizar o MH-60M.
A FACH confirmou que o único tripulante falecido é o Capitão da Banda (A) Sergio Hidalgo Leiva, que atuava como piloto da aeronave. Já os três tripulantes sobreviventes do helicóptero MH-60M foram resgatados. Eles foram tratados em um centro de saúde e, posteriormente, serão transferidos para o Hospital Institucional de Santiago. A ministra da Defesa, Adriana Delpiano, anunciou uma investigação interna para esclarecer a dinâmica do acidente.
Entre no nosso grupo de WhatsApp