Acidente com um K-8W da Força Aérea Venezuelana. Um jato da Força Aérea Venezuelana Karakorum-8 (K-8W) caiu hoje — 18 de junho, no Estado de Zulia — Venezuela. Ambos os tripulantes ejetaram da aeronave. Após a ejeção, o jato sino-paquistanês colidiu com o solo e explodiu.
O incidente ocorreu entre Los Cortijos (município de São Francisco) e o quilômetro 18 (via La Cañada de Urdaneta) no estado de Zulia. A aeronave caiu a 20 milhas do Aeroporto La Chinita (SVMC). Ele realizava uma missão de rotina a partir do Aeroporto de Chinita, em Maracaibo, onde também fica a base aérea General em Chefe Rafael Urdaneta, sede do Grupo de Operações Especiais nº 15, ao qual está subordinado o Escuadrón 152, unidade que pertencia à aeronave. Os dois membros da tripulação ficaram levemente feridos sendo atendidos em um hospital da região, e passam bem.
A Aviação Militar Bolivariana da Venezuela adquiriu 24 unidades em 2010, durante o regime de Hugo Chávez Frías, para missões de patrulha de fronteira, ataque leve e interdição aérea.Este é o 4º acidente com um K-8 na Venezuela desde 2010.
A primeira delas ocorreu em 21 de julho de 2010 em Barquisimeto (Estado de Lara) quando um avião caiu na área despovoada do Valle del Turbio, deixando um piloto ferido e o outro ileso após ejetar da aeronave. O segundo ocorreu em 27 de novembro de 2012 durante uma exposição na Base Aérea de El Libertador quando um K-8W teve um problema mecânico e caiu no chão próximo à base de Palo Negro (Estado de Aragua) no final de um desfile aéreo para comemorar o Dia da Aviação e a rebelião civil-militar de 27 de novembro de 1992. O terceiro acidente ocorreu em 26 de julho de 2013 na Base Aérea Rafael Urdaneta quando um K-8W estava realizando exercícios táticos noturnos e derrapou na pista durante o pouso.
@CAS