Acidente com um caça Chengdu J-10S da Força Aérea Chinesa. Um jato de combate Chengdu J-10S (biplace) da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo da China (PLAAF), caiu no Rio Jialu, Província de Henan, nesta sexta-feira (22/10). Ambos tripulantes ejetaram da aeronave, que ficou parcialmente destruída na margem do rio.
De acordo com as testemunhas que viram o acidente, as pessoas que estavam no local não ouviram nenhum som dos motores do caça antes da queda. Pescadores locais filmaram o momento em que os dois tripulantes caíam com seus para-quedas nas águas. Segundo eles, ambos conseguiram nadar até a margem, onde populares os resgataram e “ofereceram cigarros”. Poucos minutos após, uma viatura militar apanhou os tripulantes no local.
A base aérea mais próxima do local do acidente é de Zhengzhou, sede da 56ª Brigada Aérea, equipada com caças J-10. Não há informações de que a aeronave acidentada seja oriunda desta unidade. Autoridades locais até o momento não divulgaram nenhuma informação oficial sobre o acidente, que repercutiu nas redes sociais.
Fabricado pela empresa chinesa Chengdu Aircraft Industry, o monomotor supersônico de alto desempenho e manobrabilidade Chengdu J-10C, tem como função principal a missões de defesa aérea, podendo ser utilizado para ataque ao solo. Equipado com sistemas de controle de voo “fly-by-wire” e um moderno radar de combate AESA (Active Eletronically Scanned Array) de alta resolução, o caça está armado com uma metralhadora Gryazev-Shipunov GSh-23. Possui onze hardpoints sob as asas e fuselagem, que podem receber diversos modelos de mísseis ar-ar e ar-superfície, além de bombas de diversos modelos. Estima-se que a PLAAF possua uma frota de aproximadamente 300 à 400 J-10 de diversas versões e modelos.
@FFO