Acidente com UH-1H da Polícia Nacional da Colômbia. Na manhã de domingo (30/05), um helicóptero Bell UH-1H Huey da Polícia Nacional da Colômbia (PNC) caiu no município de Cantagallo, norte do país. Todos os cinco tripulantes morreram no acidente.
O helicóptero, matrícula PNC 0741, transportava membros da Diretoria Antinarcóticos da Polícia Nacional entre os departamentos de Santander e Bolívar. Os destroços foram encontrados na aldeia Pátio Alto, a 15 quilômetros da sede do município de Cantagallo.
Os tripulantes do Huey PNC 0741 eram: o Mayor Azuero García Maximino, piloto Compañía Antinarcóticos de Aviación (CAA) Guaymaral; Mayor Garay Valencia Edison, Comandante CAA Jungla Santa Marta; Teniente Fernández Rincón Luis Enrique, Copiloto da CAA Guaymaral; Intendente Franco Osorio Jheyson Andrés, técnico de manutenção de aeronaves da CAA Guaymaral; e Patrullero Arcos Solarte Edwin Jovanny, artillero aeronáutico de la CAA Guaymaral.
“Lamentamos profundamente a morte de cinco heróis de nossa Policia da Colômbia, vinculados a Polícia Antinarcóticos, no acidente de helicóptero registrado no município de Cantagallo, ao sul de Bolívar, em fatos que são objeto de investigação ”, escreveu o presidente Iván Duque nas suas redes sociais.
As primeiras hipóteses sobre o motivo da queda, indicam uma eventual falha mecânica, entretanto uma investigação foi iniciada pelas autoridades. A Polícia Nacional informou que na região do acidente estão sendo realizadas operações contra a frente de Edgar Grimaldo, chefe do Exército de Libertação Nacional (ELN), grupo armado organizado dedicado ao narcotráfico.
O UH-1H da PNC estava em missão de vigilância para a localização de cultivos ilícitos de plantas de coca naquele departamento. A aeronave teria sobrevoado a região do município de Puerto Wilches, em Santander, e se dirigiu ao sul do departamento de Bolívar, onde há plantações ilegais, quando sofreu o acidente.