Dois pilotos morreram na queda de um jato de treinamento Northrop T-38C Talon da USAF, na sexta-feira (19/02). A aeronave pertencia à 14th Flying Training Wing (14th FTW), da Base Aérea de Columbus, Mississippi. Um dos tripulantes falecidos, era piloto em instrução de intercâmbio da Japan-Self Defense Force (JSDF).
O acidente aconteceu por volta das 17:30 (horário local), próximo ao Aeroporto Regional Dannelly Field, de Montgomery, durante um treinamento de toques-e-arremetidas. O Diretor Executivo do Aeroporto, Marshall Taggart, disse aos meios de comunicação que a aeronave caiu em uma área arborizada, próximo ao sítio aeroportuário. Os meios de comunicação mostraram imagens de uma série de viaturas policiais e caminhões de bombeiros no local da queda.
A Columbus AFB é a sede da 17th TFW, pertencente ao Comando de Educação e Treinamento Aéreo da USAF. Não foram divulgados maiores informações oficias, apenas que as autoridades iniciaram as investigações sobre as causas do acidente.
“Nossos pensamentos e orações estão com as famílias dos dois pilotos envolvidos neste acidente. Não há palavras que possam descrever a tristeza que acompanha a perda de nossos companheiros”, disse o Coronel Seth Graham, Comandante da 14th TFW.
Outro acidente com um T-38C aconteceu na quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021 em Beale AFB, na Califórnia. A aeronave pertencente à 9th Reconnaissance Wing, sofreu um mau funcionamento do trem de pouso e fez um “pouso de barriga”. Um comunicado oficial à mídia da assessoria de imprensa da Beale AFB informou que os pilotos não ficaram feridos no acidente. O acidente em Beale AFB ocorreu aproximadamente às 9h hora local.
@FFO